Félix de Souza Araújo
Predefinição:NomeaçãoConcluída
Será que realmente tem relevância para um enciclopédia? Além de vários problemas na wikificação, não é respeitado o princípio de imparcialidade. Alguns (11) resultados no Google, mas muitos nem partencem a ele.
- Apagar
- JCMP 16:11, 17 Janeiro 2007 (UTC)
BrunoCoitinhodiga(String msg); 16:20, 17 Janeiro 2007 (UTC)
- --OS2Warp msg 17:30, 18 Janeiro 2007 (UTC)
- --Nice msg 02:34, 20 Janeiro 2007 (UTC)
- Manter
-- Usuário:FernandoPredefinição:Teste de substituiçãoUsuário sem contribuições... (ver Wikipédia:Direito a voto)JCMP 17:13, 17 Janeiro 2007 (UTC)
- --EJC 17:09, 17 Janeiro 2007 (UTC)
- --CJBR 17::.22 17 de Janeiro 2007 (UTC), mas devem remodelar a pagina, fazendo uma biografia imparcial desta figura. Amigos brasileiros colaborem...
- João Sousa msg 22:42, 17 Janeiro 2007 (UTC) - mas tem que ser imparcializado
- -- BrunoCoitinhodiga(String msg); 12:02, 18 Janeiro 2007 (UTC). Seria ótima uma revisão do artigo. Está emocional.
- Visconde 17:37, 19 Janeiro 2007 (UTC)
- Observatore 22:30, 20 Janeiro 2007 (UTC)
- António msg 02:56, 21 Janeiro 2007 (UTC) Em caso de dúvidas na relevância acho que é de manter, observar e procurar melhorar.
- Rjclaudio msg 15:21, 22 Janeiro 2007 (UTC)
- Mansueto77 02:56, 23 Janeiro 2007 (UTC)
- Alex Pereirafalaê 11:28, 23 Janeiro 2007 (UTC)
- Comentários
Félix de Sousa Araújo é nome de praça, escola estadual e municipal de Campina Grande/PB, de grupo escolar, de creche, de rua em várias cidades da Paraíba (Campina Grande, Boqueirão, Sousa...), é o patrono da Camara de Vereadores, nome da biblioteca municipal, da escola do Legislativo da Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba. Já foi símbolo em Campina Grande... Suas poesias estão nas praças de Campina Grande. Comemorou-se seu 50 aniversário de morte e sua história continua sendo estudada pelos Departamentos de história da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Estadual da Paraíba (UEPB). há varias monografias escritas sobre sua vida...
Esta página não estaria completa, caso dela não constasse o nome de respeitado de Félix de Sousa Araújo (1922-1953). Político, poeta, cronista, radialista e o maior orador paraibano. Se este currículo não basta, acrescente-se apenas mais um dado histórico sobre o pracinha Félix, entre os seus conterrâneos cognominado de o “Mártir do Dever e da Coragem”: foi ele o único político paraibano morto (assassinado aos 31 anos de idade) por lançar-se na luta contra a corrupção e a improbidade impetrante na época. Em suma: Félix Araújo não é tão-somente um “campinense famoso”, é um símbolo da coragem e da inteligência da Serra da Borborema. Hoje, fonte de inúmeras pesquisas acadêmicas. Merecidamente!
J.A.D.R
- Eu diria que não é um "campinense famoso" por ter nascido em Cabaceiras. Em todo caso, eu sempre vi o nome "Felix Araújo" por aí, mas sempre pensei que eram devido ao "Filho", por já ter sido prefeito de Campina Grande. Se ele é tanto mais coisas do que eu pensei, estaria ok, caso fosse melhor escrito o artigo. -- BrunoCoitinhodiga(String msg); 19:41, 17 Janeiro 2007 (UTC)
.....
Caro Bruno é lamentável sua posição. Parece mesmo que o amigo não conhece muito de Campina. O artigo é, simplesmente, um resumo de alguns traços da história de Felix Araújo e foi redigido por uma das mais talentosas intelectuais da Paraíba, a ilustre professora Eliete G. Queiroz que é escritora, historiadora e professora de História da Universidade Estadual da Paraíba UEPB. E autorizado por ela para esta enciclopédia. Esse resumo foi aprovado por vários conselhos editoriais, formado por ilustres historiadores, como Josué Silvestre e publicado em vários livros sobre dados que são de domínio público. Na verdade, quando se tentou trazer o nome de Felix de Souza Araújo à pagina de Campina foi no sentido de colaborar com você e com a seriedade desta enciclopédia. Acho que você é muito novo e só agora está conhecendo algo de Campina Grande e da vasta literatura de nossa terra. Até porque vi sua página e me parece que seu curso não é história nem literatura. É outro: informática. Assim, creio que melhor contribuição você daria dando dicas e instruções a melhorar e ordenar as informações sobre esta brava figura que honrou e orgulhou a cidade.
De fato. FELIX DE SOUZA ARAÚJO (Cabaceiras-PB), não foi um “campinense famoso”. Como também não é “campinense famoso” RONALDO CUNHA LIMA (Guarabira-PB). Igualmente, não foram “campinenses famosos” RAYMUNDO ASFORA (Fortaleza-CE), ELPÍDIO DE ALMEIDA (Areia-PB), SEVERINO CABRAL (Umbuzeiro-PB), ELBA RAMALHO (Conceição-PB) nem ZÉ LAURNTINO (Puxinanã-PB) nem IVANILDO VILA NOVA (Caruarú-PE). Só que não se compreende Campina Grande-PB sem esses seus forasteiros de estimação que fizeram e fazem nossa história. Ajude a fazê-la também, ô BRUNO COUTINHO (Campina Grande-PB)...! Ass.: Carlos Alberto da Silva (Campina Grande-PB).
- Eu conheco muita coisa de Campina (acredito que fui responsável por 90% do que tem no artigo de Campina Grande atualemnte). Nao, nao sei quase nada de Felix Araujo. Em todo caso, o artigo estah muito emocional, vc entende? "Sua vida foi profundamente marcada pela coragem, entusiasmo e persistência nas lutas em prol da defesa de princípios fundamentados na retidão de caráter e na justiça." Estah muito parcial muitos trechos do texto e sugeriria altera-lo de forma a apresentar uma biografia imparcial. Não estamos em um romance, mas em uma enciclopédia.
Com relação "campinenses famosos", uma solução seria que adicionemos uma outra seção destinada a pessoas que passaram por Campina e que foram importantes, entende? O que não acho certo é colocar na seção "campinenses famosos" pessoas que nao são campinenses. Sobre meu curso, sou da área de Informática, faço Ciência da Computação, mas me interesso bastante por história e outras áreas do conhecimento. Natural.
- Resumindo o que eu acabei de falar:
- Concordo em manter o artigo, mas sem parcialidade ou entusiasmos, sem tratar Félix como um herói (mesmo que ele fosse);
- Com relação a "Campinenses Famosos", poderíamos alterar o nome da seção, por exemplo, para abranger um leque maior de pessoas. Vejo que alguns artigos usam o termo "Filhos ilustres" e usam nomes de algumas pessoas não-nascidas na terra, como em Maceió e também no Rio de Janeiro. Também é bom lembrarmos de adicionar pessoas de fama ou notoriedade nacional ou do Nordeste, senão a lista não vai ter fim.
-- BrunoCoitinhodiga(String msg); 12:02, 18 Janeiro 2007 (UTC)
Caro Bruno. Muito Bem. Sem dúvida nós que publicamos o artigo, concordamos com você e já convidamos você, assim como o Brasil inteiro para ajudar a melhora-lo e colocar nos padrões exigidos por esta enciclopédia. Acho que você tem razão no sentido de modificar o artigo. Somos apensa aprendizes e curiosos mexendo por aqui e ali. Além do mais, nos colocamos a sua disposição para colaborar com o artigo de Campina Grande. Pode contar comigo também, assim como espero contar com você para ajudar a fazer o artigo sobre Felix de Souza Araújo. Alias, já peço sua ajuda no sentido de me ensinar como faz para colocar fotos. Tenho fotos inclusive de momentos importantes de Campina. Sobre os filhos ilustres, também acho uma ideia muito boa. Até porque nao temos como falar em Campina sem falar nessas figuras que parte integrante de nossa história. Chegamos, nos dois, enfim, a um ponto comum. Vamos celebrar a paz e nos unir. Um abraço Carlos
Caro .--OS2Warp msg, nao sei porque tanto radicalismo de sua parte. Em nenhum momento foi dito que nao aceitavamos modificações, ao contrário, estamos pedindo ajuda neste sentido aos que conhecem melhor como funcionam as regras desta enciclopédia.
Foi um político, li qualquer coisa que era anti-nazi, combateu na II Guerra Mundial e depois foi morto por discordar do prefeito. Foi importante, mas a página tem de ser revista.
Predefinição:Teste de substituição Concordo com o OS2Warp. Não consigo imaginar este artigo em outras encilopédias, como a Britânica p. exemplo. Isso sem falar nos vários problemas que tem o artigo. Acho que não vale a pena manter um artigo como esses aqui. JCMP 17:25, 22 Janeiro 2007 (UTC)
DISCORDO veementemente do colega JCMP. A Britânica é uma instituição séria, assim como a wikipedia. E como uma instituiçao séria trataria sobre todas as figuras que iluminaram a Paraíba, caso fosse falar sobre a história da Paraíba. Aí, certamente haveria de constar a figura de Felix Araújo, assim como fizeram quase todos os livros de história de Campina Grande e da Paraíba, quando comentam sobre a época de 1950.
No mais agradecemos a todos pela colaboraçao e pelas modificações que têm sido realizadas no artigo de Felix, para melhorá-lo. Agradecemos muito aos mais experientes e, em especial, aos votos deUsuário:Fernando, EJC, CJBR, João Sousa, BrunoCoitinho, Visconde, Observatore, António, Rjclaudio ASS CARLOS
Agradecemos também a Mansueto77 pelo voto, dizendo que precisamos de ajuda para melhorar ainda mais este artigo...
- Se é uma figura histórica, o artigo possui fontes e é figura relevante (mesmo que somente em seu Estado), sou a favor de mantermos o artigo. Alex Pereirafalaê 11:28, 23 Janeiro 2007 (UTC)
Obrigado Alex Pereira pelo seu voto. É verdade. É uma figura do Estado. E olhe: assassinaram ele quando tinha 30 anos de idade e foi tanto. Basta ver as homenagens que recebeu. Imagina se tivessem deixado esse homem viver...
Sobre Felix Araújo
http://www.paraiba.pb.gov.br/noticias/noticia.jsp?canal=11¬icia=1017 e http://www.paraiba.pb.gov.br/noticias/noticia.jsp?canal=36¬icia=6835
AJUDA
Caros amigos há uma foto de Félix de Souza Araújo aqui: Image:DSC03475.JPG
Porém nao sabemos colocá-la. Ajudem-nos os mais experientes!! obrigado, Carlos