𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Wikie:Páginas para eliminar/Engenharia social

Engenharia social

Predefinição:NomeaçãoConcluída

Estou submetendo este artigo a votação por um motivo fora do comum: o título e parte do conteúdo são preconceituosos e ofensivos a uma categoria profissional.

O artigo é sobre métodos utilizados para obter acesso à informações importantes ou sigilosas em organizações ou sistemas por meio da enganação ou exploração da confiança das pessoas. Isto é claramente estelionato. Por outro lado, a engenharia é a atividade em que os conhecimentos científicos e técnicos e a experiência prática são aplicados para ... o projeto, construção e operação de objetos úteis. Chamar uma atividade criminosa de engenharia é um insulto aos engenheiros.

A expressão Engenharia Social (Social Engineering) parece ter sido criada por um fraudador como um eufemismo para designar sua atividade. Provavelmente seria parte da estratégia para conseguir uma certa simpatia das pessoas. Infelizmente, o termo se tornou corrente entre os profissionais da área de segurança de informações e ameaça passar do jargão para a linguagem comum.

A página existe em outras Wikipedias com nomes equivalentes (até onde pude entender). Todavia na Wikipedia em norueguês o artigo se chama Manipulação Social. no:Sosial manipulering.

O meu voto é para que se siga o exemplo norueguês e se mova o conteúdo para Manipulação social, com redirect. Eu mesmo poderia fazê-lo; só que isto poderia ser considerado a criação de um neologismo, já que não encontrei registros de uso do termo além da Wikipedia nurueguesa. no:Wikipedia. Neologismos, como sabemos, não são adequados para a Wikipedia.

Outra opção é a fusão com estelionato. A desvantagem é que a Manipulação social (passo a chamá-la assim) é um tipo de estelionato, mas nem todo estelionato se pode enquadrar na definição dada no início do artigo em questão.

Também se pode decidir eliminar a página, com aproveitamento de parte do conteúdo em outros artigos. Não creio que esta seja uma boa solução: o termo questionado será pesquisado na Wikipedia e se a página não existir será certamente recriada.

Por fim, há a alternativa de manter como está. Na minha opinião isto seria endossar o preconceito.

Já houve pelo menos um caso em que um termo preconceituoso foi banido da linguagem técnica e comum: a doença que se costumava chamar Mongolismo é hoje conhecida por todos como Síndrome de Down. É algo assim que proponho, a começar aqui pela Wikipedia. Considero a Wikipedia bastante influente para ser a semente da mudança sugerida.

Resumindo, a nossa escolha é entre manter um conceito injurioso, porque se tornou comum, ou quebrar o paradigma e implantar uma novidade. Que acham?--Villarinho 01:23, 18 Maio 2007 (UTC)

Apagar


Manter
  1. --girino 02:52, 18 Maio 2007 (UTC) ou mover para Engenharia social (segurança da informação)
  2. Conhecer ¿Digaê 05:50, 18 Maio 2007 (UTC) (Sem dúvida, o Girino está com a razão) - vide os interwikis!
  3. --Lucas msg 22:39, 18 Maio 2007 (UTC)
  4. --Beto 15:03, 19 Maio 2007 (UTC)
  5. Sr. Tumnus msg 23:55, 21 Maio 2007 (UTC) Predefinição:Tl
  6. Luís Felipe Braga Msg 02:16, 23 Maio 2007 (UTC) Infelizmente é assim que essa coisa é conhecida no Brasil. Nós não vamos consertar o mundo renomeando artigos.
  7. --Lgrave ? 08:28, 23 Maio 2007 (UTC)
  8. Leandro Martinez (2007: Wiki PT - 2° maior!) Tongue.png Fala Tchê! 15:51, 23 Maio 2007 (UTC)


Mover para Manipulação social
  1. --Villarinho 00:57, 18 Maio 2007 (UTC)
  2. Lechatjaune msg 02:51, 18 Maio 2007 (UTC)


Fusão com estelionato


Comentários

Engenharia social nada tem a ver com estelionato, pois não se trata de praticar fraudes ou cometer atos ilícitos e sim obter informações. (Obter o telefone de uma garota que se quer conhecer é engenharia social, mas passa longe de estelionato, por exemplo). O termo Manipulação social é ainda pior, pois nem mesmo corresponde ao jargão usado em segurança da informação. Acredito que se possa renomear para Engenharia social (segurança da informação), indicando que é um jargão específico dessa área, ou então manter da forma como está.

O texto atual do artigo, por outro lado, é tendencioso e carece de fontes.

--girino 02:52, 18 Maio 2007 (UTC)

  • Perfeitos os comentários e voto do Girino! Sem dúvida, mover para o título específico, bem como marcar com as tags de reciclagem... entretanto, o apagamento, neste caso, é mesmo descabido. Conhecer ¿Digaê 05:50, 18 Maio 2007 (UTC)
  • girino escreveu: Obter o telefone de uma garota que se quer conhecer é engenharia social, mas passa longe de estelionato, por exemplo. Respondendo: Nem tanto. O estelionato, art. 171 do Código Penal, é a conduta de "obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artificio, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento". Obter um número de telefone por meio fraudulento pode sim ser estelionato. É uma vantagem (embora não econômica) obtida induzindo alguém a erro (algo como: Oi, tia, eu sou primo dela que chegou do interior, blablabla...). Se a garota não deseja ser incomodada ao telefone, ela sofre uma forma de prejuízo (não econômico). Neste caso estão presentes todos os elementos do estelionato. Deve ficar claro que os exemplos mencionados no artigo são atividades criminosas e até este exemplo quase infantil do telefone da garota pode ser assim considerado, numa interpretação exageradamente rígida. --Villarinho 21:48, 18 Maio 2007 (UTC)

O artigo em debate menciona no final o personagem do filme Prenda-me se for capaz que pratica falsificação de cheques e outros documentos e para conseguir carona se faz passar por piloto de avião. Até onde me lembro, ele não praticou roubo de informações. Acho que a história não está relacionada ao tema e seria o caso de remover esta referência, qualquer que seja o nome que o artigo tenha ao fim desta votação. --Villarinho 21:48, 18 Maio 2007 (UTC)

Como eu disse, o artigo está tendencioso. Os casos do filme são casos de "estelionato" e falsificação que nada tem a ver com engenharia social. Ele usa algumas "artimanhas" de engenharia social para, por exemplo conseguir as informações que precisa para falsificar os cheques, mas a falsificação em si nada tem a ver com engenharia social.
Na outra questão, Citação: Villarinho escreveu: «Se a garota não deseja ser incomodada ao telefone...» até onde eu sei, incomodar alguém não é ilegal. Haveria de ser uma interpretação REALMENTE rígida da lei de estelionato pra isso. Mas o exemplo foi entendido. Existem casos de Estelionato que também são engenharia social e vice-versa, mas são conceitos diversos.
--girino 22:34, 18 Maio 2007 (UTC)

O termo Manipulação social é adoptado também pela Wikipedia em finlandês (Suomi), além da norueguesa. --Villarinho 20:57, 19 Maio 2007 (UTC)

talvez você goste