𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Wikie:Artigos destacados/arquivo/Guerra Boshin

Satsuma-samurai-during-boshin-war-period.jpg

Predefinição:Nihongo, também conhecida no plural como Guerras Boshin ou simplesmente Batalha de Boshin, foi uma guerra civil no Japão, travada de 1868 a 1869, entre forças leais ao governo do Xogunato Tokugawa e aqueles que eram favoráveis à restauração do poder imperial sob o imperador Meiji Predefinição:Nwrap. A guerra teve como uma de suas causas a declaração de Meiji de que iria decretar a abolição do xogunato de mais de 200 anos e imporia o comando direto da corte imperial. Movimentos militares das forças imperiais e atos de violência feitos por partidários de Meiji em Edo levaram o xogum Tokugawa Yoshinobu Predefinição:Nwrap a lançar um ataque para controlar a corte em Quioto.

Em pouco tempo, os militares passaram à facção imperial, que era pequena mas relativamente modernizada, e após uma série de batalhas que culminaram na rendição de Edo, Yoshinobu rendeu-se pessoalmente. O restante do governo Tokugawa recuou ao norte de Honshu e posteriormente para Hokkaido, onde declarou uma república. Derrotados na Batalha de Hakodate, o último resquício do xogunato foi destruído, dando controle supremo do Japão ao império e completando a fase militar da Restauração Meiji.

Cerca de 120 mil homens foram mobilizados durante esse conflito, estimando-se de 3,5 a 8,2 mil mortos. No fim da guerra a vitoriosa facção imperial abandonou seus objetivos de expulsar estrangeiros do Japão e, ao invés disso, adotou uma política de contínua modernização com o objetivo de eventualmente renegociar os Tratados Desiguais com os poderes ocidentais. (leia mais...)

talvez você goste