𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Walter Pinto

Walter Pinto
Nascimento 17 de janeiro de 1913[[Categoria:Predefinição:Categorizar-ano-século-milénio/1]]
Rio de Janeiro, Bandeira do Distrito Federal (Brasil) (1891–1960).gif Distrito Federal
Morte 21 de abril de 1994 (81 anos)[[Categoria:Predefinição:Categorizar-ano-século-milénio/1]]
Rio de Janeiro,  Rio de Janeiro
Nacionalidade brasileiro
Ocupação Autor teatral
Produtor

Walter Pinto (Rio de Janeiro, 17 de janeiro de 1913 — Rio de Janeiro 21 de abril de 1994) foi um produtor e autor de teatro brasileiro, responsável direto pela renovação no país do teatro de revista.

Biografia

Walter formou-se em Contabilidade e Ciências Econômicas, mas acabou dedicando-se à Companhia de Teatro Pinto, fundada por seu pai, dirigindo-a depois da morte de seu irmão Álvaro, ainda na década de 1940. Dá início à Companhia Walter Pinto, que veio a se tornar a maior delas no teatro musicado, encenando Revistas e revelando uma geração de atores, músicos e compositores, dentre os quais se podem listar: Dercy Gonçalves, Carmem Miranda, Assis Valente, etc.

Foi um dos maridos da vedete Íris Bruzzi.

Atuou como ator em dois filmes:

  • Samba da Vida (1937) e
  • Mujeres de fuego (1959) (br: Mulher de Fogo)

Renovação da revista

Walter Pinto consagrou-se neste gênero, que renovou e proporcionou seu auge, com espetáculo em que a cenografia e grandes efeitos eram o principal atrativo - e não propriamente um enredo ou a presença de determinada estrela em cena.

Venceu, pela Associação Brasileira de Críticos Teatrais (ABCT) os prêmios de melhor produtor de teatro musicado do ano em 1949, 50, 51 e 1953, com a medalha de ouro.

Bibliografia

  • PAIVA, Salvyano Cavalcanti de. Viva o Rebolado: vida e morte do teatro de revista brasileiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991. 693 p.

Ligações externas

Predefinição:Ordem do Mérito Cultural

talvez você goste