𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Wally Gator

Wally Gator
O Jacaré Wally (PT)
Wally Gator (BR)
Wally Gator.jpg
Informação geral
Formato série de desenho animado
Gênero Comédia, Animação
Duração aprox. 5 minutos
Criador(es) Hanna-Barbera
País de origem  Estados Unidos
Idioma original inglês
Produção
Diretor(es) William Hanna
Joseph Barbera
Produtor(es) William Hanna
Joseph Barbera
Distribuição Screen Gems
Elenco Daws Butler
Don Messick
Empresa(s) produtora(s) Hanna-Barbera Productions
Exibição
Emissora original Estados Unidos Syndication
Transmissão original 3 de setembro de 1962 - 30 de agosto de 1963
Temporadas 2
Episódios 52
Cronologia
Programas relacionados A Tartaruga Touché
Lippy e Hardy

Wally Gator (conhecido em Portugal como Wally, o Jacaré) é um desenho animado americano produzido pela Hanna-Barbera Productions, estreou em 1962, como um segmento dentro da série de desenho animado, The Hanna-Barbera New Cartoon Series. Ele dividia o programa com mais dois segmentos: Lippy e Hardy e com A Tartaruga Touché.

História

Wally Gator é um jacaré antropomórfico, surge na abertura do desenho esquiando por entre os pântanos. Mas na verdade suas histórias se passam dentro do jardim zoológico da cidade, num espaço particular com piscina e cadeira. Apesar da sua vida cheia de mordomias, Wally Gator se sentia deprimido com aquela vida e passava a querer viver no mundo lá fora, por isso passava parte do seu tempo tentando escapar do zoológico.

Sua vontade era conhecer um pouco mais sobre a vida urbana e sobre os humanos, assim, sempre que o tratador e guarda do parque, Sr. Twiddles, se descuidava o bichinho aproveitava para protagonizar mais uma fuga. Obviamente que um jacaré à solta causava sempre uma tremenda confusão na cidade pois as pessoas não compreendiam as intenções do Wally e saiam correndo. Por vezes Wally Gator também passava a ser perseguido por ter prejudicado alguém. Mas assim que o Sr. Twiddles percebia que o Wally havia escapado novamente ele pacientemente ia à sua procura, antes que alguém o machucasse e o trazia para o zoológico novamente.

Originalmente Wally foi vocalizado por Daws Butler e o Sr. Twiddles por Don Messick e segundo alguns autores, Butler baseou a voz de Wally Gator, num tom oscilante, inspirado na voz do Pateta que era vocalizado por Ed Wynn. No Brasil o personagem foi dublado pelo ator Lima Duarte, hoje conhecido ator da Rede Globo, os desenhos do Wally Gator chegaram no Brasil pela TV Tupi em meados da década de 1960 e desde então são reprisados com sucesso em várias emissoras. Em Portugal, foi dublado pelo ator Pedro Pinheiro, os desenhos chegaram em Portugal pelo Canal 1 da RTP em 1991 e foi transmitido até 1992. Depois de sua série de televisão, Wally começou a aparecer como estrela convidada em algumas outra produção da Hanna-Barbera, juntamente com outros personagem HB, como em Yogi's Ark Lark, Laff-A-Lympics, Yogi Bear's All Star Comedy Christmas Caper, Yogi's Treasure Hunt e Yogi's Great Escape, entre outros.

Outras aparições

Wally Gator em outros idiomas

Dublagem

Nos Estados UnidosEstados Unidos

No Brasil Brasil

Em Portugal Portugal

Curiosidades

  • Wally Gator quase sempre é confundido com o Zé Jacaré da série Pica-Pau pois ambos vestem roupas semelhantes e são bastante parecidos, mas a diferença é que Zé Jacaré possui dentes de jacaré enquanto Wally Gator possui dentes humanos normais.

Ver Também

Referências


Ligações externas

Predefinição:Hanna-Barbera

talvez você goste