𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Villa Aldobrandini (Frascati)

Disambig grey.svg Nota: Não confundir com a Villa Aldobrandini em Roma.

Predefinição:Imagem múltipla

A Villa Aldobrandini, também conhecida como Villa Belvedere, é um palácio italiano, sendo uma das mais importantes villas de Frascati, na Província de Roma, região do Lácio. Surge sobre num cume panorâmico que domina a entrada na pequena cidade, tendo uma história várias vezes secular, dividida entre três importantes famílias e o Papado. Foi construída por ordem do Cardeal Pietro Aldobrandini, sobrinho do Papa Clemente VIII, sobre um edifício pré-existente, de 1550, pertencente ao Monsenhor Alessandro Rufini.

Os trabalhos de construção da villa duraram de 1598 a 1602, dirigidos pelo arquitecto Giacomo della Porta, tendo sido completados por volta de 1621 pelos arquitectos Carlo Maderno e Giovanni Fontana. De grande valor é o Teatro delle Acque (Teatro das Águas), de Carlo Maderno e Orazio Olivieri.

No interior da villa existem afrescos de artistas barrocos e maneiristas como os irmãos Zuccari, Federico e Taddeo, Cavalier d'Arpino e Domenichino. O ingresso principal da villa, situado na praça principal de Frascati, é feito por uma entrada monumental executada pelo arquitecto C. F. Bizzaccheri no século XVIII. De particular interesse é a "Sala del Parnaso" (Sala do Parnaso).

A villa possui uma imponente fachada setecentista, além de outros elementos arquitectónicos de interesse, tais como a galeria com dupla ordem na fachada traseira, os vãos de escada espiralados, o grande êxedra do Teatro das Águas e o magnífico parque.

Outras villas com notáveis estruturas de jogos de água são a Villa d'Este, em Tivoli, e a Villa Torlonia em Frascati.

Ligação externa

talvez você goste