Vila Chã foi um concelho, com sede na freguesia de Santiago de Carreiras, no actual concelho de Vila Verde, distrito de Braga, na antiga comarca de Barcelos.
História
A carta foral foi atribuída pelo rei Dom Manuel I a 6 de Outubro de 1514, em conjunto com mais duas cartas forais a concelhos contíguos: Larim e Penela, todos terras da Casa de Bragança.
Teve a sua sede primitiva no lugar com o mesmo nome da actual freguesia de Carreiras (Santiago). Mais tarde mudou a sua sede para o lugar de Revenda da freguesia de Travassós, transitando, posteriormente, para a freguesia de São Paio de Vila Verde.[1]
Tinha, em 1801, 3 037 habitantes e 23 km². Era composto por nove freguesias: Parada e Barbudo, Dossãos, Esqueiros, Loureira, Nevogilde, Carreiras (Santiago), Carreiras (São Miguel), Travassós e Vila Verde.
Em 1836 integrou o concelho de Larim, passando a designar-se oficialmente como Vila Chã e Larim. Em 1849 tinha 6 134 habitantes e 30 km², em 11 freguesias. Passaram, nessa altura, a integrar o concelho as freguesias de Turiz e Soutelo.
Foi suprimido em 1855 e actualmente faz parte do concelho de Vila Verde.