Este artigo não cita fontes confiáveis. (Agosto de 2020) |
Victor Kajibanga (Alto Chicapa, Cacolo, Lunda-Sul, 1964) é um sociólogo angolano. Professor Catedrático e Regente do Curso de Sociologia e das disciplinas de Sociologia Geral, Teorias Sociológicas, Pensamento Sociológico Angolano e Etnossociologia de Angola, na Faculdade Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto. Deputado à Assembleia Nacional da República de Angola (IV Legislatura. 2017-2022), presidente da Comissão de Saúde, Ensino Superior, Ciência e Tecnologia (Sexta Comissão) da Assembleia Nacional (desde Outubro de 2018).
Vida Académica
Diplomado e doutorado em Sociologia pela Faculdade de Sociologia da Universidade Estatal de Moscovo «M. V. Lomonosov»[1] (Rússia). Diplomado e mestrado em Ensino da Sociologia pela Academia Lénin (Moscovo, Rússia) e doutorado em Sociologia Política pela mesma instituição.
É Professor Titular (catedrático) da Universidade Agostinho Neto (Luanda, Angola), originalmente no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) e a seguir na Faculdade de Ciências Sociais. É colaborador do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto e do Centro de Estudos Africanos do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Portugal) assim como da Cátedra de História da Sociologia e Teorias Sociológicas Contemporâneas da Faculdade de Sociologia da Universidade Estatal de Moscovo «Lomonosov».
Foi Reitor para os Assuntos Académicos da Universidade Agostinho Neto, de Maio de 1997 a Outubro de 1999; Decano do Instituto Superior de Ciências da Educação da mesma universidade, de Fevereiro de 2002 a Abril de 2006; e Vice-Decano para os assuntos científicos do mesmo instituto, no período 1996-1997. Desde 2010 é Decano da Faculdade de Ciências Sociais.
Foi Director da Kulonga - Revista das Ciências da Educação e Estudos Multidisciplinares do Instituto Superior de Ciências da Educação da Universidade Agostinho Neto, no período 2002-2006. Foi, ainda, docente na Universidade Jean Piaget de Angola e na Universidade Lusíada de Angola, no período 2000-2002.
Livros e principais artigos
É autor do livro:
- O Que é Filosofia Africana? Lisboa: Escolar Editora, 2015 (em parceria com Euclides André Mance e Reinaldo João de Oliveira).
- A Alma Sociológica na Ensaística de Mário Pinto de Andrade. Uma Introdução ao Estudo da Vida e Obra do Primeiro Sociólogo Angolano, 2000, Luanda: Instituto Nacional de Indústrias Culturais, 253 p.
Tem publicadas as seguintes brochuras:
- Pensamento Sociológico de Mário Pinto de Andrade, 2000, Moscovo: Faculdade de Sociologia da Universidade Estatal de Moscovo «M. V. Lomonosov», 178 p. [em língua russa]
- Sobre a Sociologia de Mário Pinto de Andrade, 2000, Moscovo: Faculdade de Sociologia da Universidade Estatal de Moscovo «M. V. Lomonosov», 26 p.
- Lugar e Papel das Forças Armadas no Sistema Político Angolano, 1991, Moscovo: Academia Lénine
Dentre os artigos que tem publicados, destacam-se os seguintes:
- “Tradição, educação e dimensão cultural de desenvolvimento. Notas avulsas para uma perspectiva sociológica do caso angolano”, Kulonga – Revista das Ciências da Educação e Estudos Multidisciplinares, n.º 2, 2003, pp. 13-28
- “Higher education in Angola”, in: African Higher Education, Center for International Higher Education, Boston 2002 (em parceria com Paulo de Carvalho & Franz Heimer)
- “Democracia e dimensão cultural de desenvolvimento. Uma reflexão sociológica sobre o caso africano”, Kulonga – Revista das Ciências da Educação e Estudos Multidisciplinares, n.º1 (2002)
- “Mário Pinto de Andrade. Subsídios para o estudo biográfico do seu retrato social e intelectual”, in: Inocência Matta & Laura Padilha, Mário Pinto de Andrade. Um intelectual na política, Lisboa 2002, Edições Colibri, pp. 197-222
- “Ensino Superior e Dimensão Cultural de Desenvolvimento”, Africana Studia, Revista Internacional de Estudos Africanos, n.º 3 (2000), pp. 137-151
- “A Sociologia da Cultura Africana na Obra de Mário Pinto de Andrade”, Africana Studia. Revista Internacional de Estudos Africanos, n.º 1 (1999), pp. 123-141
- “A Questão da Ruptura e da Continuidade (Proto)nacionalista na Obra de Mário Pinto de Andrade. Uma Contribuição à Leitura Sociológica do Programa de Pesquisa do 2.º volume da Obra «Origens do Nacionalismo Africano»”, África, n.º 20/21 (I), 1997/1998, pp. 285-303
Investigação científica
As suas áreas de investigação são:
- teorias sociológicas,
- história da sociologia,
- história da sociologia angolana,
- sociologia política
- sociologia da cultura
- etnossociologia
- ensino da sociologia
- identidade étnica e identidade nacional
- ensino superior
- autoridades tradicionais
Principais trabalhos de investigação científica realizados:
- Outubro de 2007 a Janeiro de 2008 – Projecto sobre o «curso médio de educadores sociais», encomendado pela ALPEGA.
- Desde Abril de 2007 – integração da equipa de consultores que trabalha no estudo respeitante à actividade e papel das autoridades tradicionais em Angola, para o Ministério da Administração do Território [concepção de metodologias de trabalho e coordenação da equipe de consultores científicos e do trabalho de campo].
- Abril a Setembro de 2007 – integração da equipa de investigadores que elaborou a “Estratégia de Desenvolvimento do Sector da Educação na Lunda-Sul” [concepção e coordenação].
- Abril a Maio de 2006 – pesquisa qualitativa acerca do “Poder político e sistema de governo em Angola”, para a Fundação Friedrich Ebert, com entrevistas a dirigentes partidários angolanos [entrevistas ].
- Julho de 2005 – pesquisa acerca de padrões de saúde sexual, para o BBC World Trust, com grupos de discussão nas cidades de Benguela, Luanda e Mbanza Kongo [animador dos grupos de discussão].
- Outubro de 2004 - Pesquisa de audiência de rádio e televisão para a estação «Voz da América», em amostras representativas dos habitantes adultos das cidades de Luanda, Benguela, Huambo e Uíge [Coordenação e direcção do trabalho de campo, incluindo animação dos grupos de discussão].
- 2004 – Integração da equipa de investigadores que elaborou o estudo sobre a “harmonização da ortografia da toponímia de Luanda” [concepção e coordenação].
- 2004 – Integração da equipa de investigadores que elaborou o estudo sobre o “ensino da história” [concepção e coordenação].
- 2004 – Integração da equipa de investigadores que elaborou o “Projecto do Curso Superior de Serviço Social” [concepção e animação do debate do Conselho Científico sobre o assunto].
- Fevereiro de 2003 – Pesquisa de audiência de rádio e televisão para a estação «Voz da América», em amostras representativas dos habitantes adultos das cidades de Luanda, Benguela e Lubango [coordenação e direcção do trabalho de campo].
- Julho/Agosto de 2000 – Pesquisa de audiência de rádio e televisão para a estação «Voz da América», em amostras representativas dos habitantes adultos das cidades de Luanda, Benguela e Lubango [coordenação e direcção do trabalho de campo].
- Agosto a Outubro de 2000 – Pesquisa de avaliação do curso especial de educadores sociais para a Cooperação Francesa, MEC e MINARS [concepção, coordenação e direcção do trabalho de campo].
- Pesquisa sobre a percepção das autoridades tradicionais da província da Lunda-Sul, sobre os órgãos e símbolos de soberania nacional [concepção, coordenação e direcção do trabalho de campo].
Associações
É membro da Associação Internacional de Sociologia[2], com sede em Madrid (Espanha).
É Presidente da Sociedade Angolana de Sociologia, com sede em Luanda (Angola).
É membro da União dos Escritores Angolanos, com sede em Luanda (Angola).
É membro Correspondente da Academia Internacional da Cultura Portuguesa[3], com sede em Lisboa (Portugal).
É investigador nos seguintes centros de investigação:
- Centro de Estudos Africanos do ISCTE (desde 2003)
- Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (desde 1997)
- Cátedra de História da Sociologia e Teorias Sociológicas Contemporâneas da Faculdade de Sociologia da Universidade Estatal de Moscovo (desde 1997)
- Centro de Investigação e Intervenção Educativa da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto - Conselheiro científico (1997-1999)
Principais conferências
- Novembro de 2004. “Envelhecimento e velhice. Um olhar sociológico sobre os problemas sociais dos idosos”, comunicação apresentada ao 1.º Encontro Nacional sobre Protecção e Assistência à Pessoa Idosa (Luanda)
- Novembro de 2004. “Ciências Sociais e Desenvolvimento”, comunicação apresentada na Faculdade de Letras e Ciências Sociais, por ocasião do 3.º aniversário da FLCS
- Novembro de 2004. “O Papel da Informação Estatística para o Exercício da Cidadania”, Semana Nacional de Estatística (Sumbe)
- Abril de 2004. “Educação, Multiculturalismo e Dimensão Cultural de Desenvolvimento”, Comunicação apresentada ao workshop O Ensino que queremos para a sociedade que queremos, Fundação Sagrada Esperança (Luanda)
- 2000. “Sociedades Étnicas e Espaços Socioculturais. Uma contribuição ao estudo das culturas étnicas e da cultura nacional em Angola”, conferência apresentada no Instituto de África da Academia de Ciências da Rússia e na Faculdade de Filologia da Universidade Estatal de Moscovo «V.M. Lomonosov», por ocasião das comemorações do 25.º Aniversário da Independência de Angola
- Fevereiro de 1999. “Crise da Racionalidade Luso-tropicalista e do Paradigma da Crioulidade”, comunicação apresentada ao colóquio internacional O Luso-Tropicalismo Revisitado, Sociedade de Geografia de Lisboa
- Novembro de 1998. “Liberdades Académicas e Instituição Universitária em África”, conferência inaugural proferida no Fórum sobre a Universidade Agostinho Neto e o Ensino Superior em Angola, Luanda
- 1996. “O Estado Pós-colonial e a Questão da Defesa Nacional”, comunicação apresentada no 1º Simpósio sobre Defesa Nacional, Luanda
Ligações externas