Venerável é um epíteto ou título canónico, utilizado em várias igrejas cristãs, que equivale a respeitável ou digno de estima e honra. O conceito assenta diretamente sobre o adjetivo "venerável", derivado do substantivo latino veneratio, que significa 'respeito' e 'culto', significando portanto 'digno de reverência e veneração'. Apesar de manter sempre o mesmo sentido, diferentes confissões cristãs (e mesmo não cristãs, como é o caso do budismo) dão diferentes acepções ao conceito.
Igreja Católica Apostólica Romana
Na Igreja Católica de Rito Latino, o título canónico de venerável é concedido àqueles a quem postumamente seja reconhecida a prática de virtudes heroicas[1] em processo formal de canonização. Antes de ser considerado venerável, o candidato à santidade tem de ser objecto de uma proclamação aprovada pelo Papa que reconhece sem sombra de duvida que o candidato viveu uma vida de virtude heroica , isto é que demonstrou de forma excepcional a prática das virtudes teologais de Fé, Esperança e Caridade e das virtudes cardeais da Prudência, Justiça, Fortaleza e Temperança. Apenas depois de ser considerado venerável pode o processo de canonização prosseguir para o estágio da beatificação. O primeiro venerável de que há registo foi o monge São Beda, no século VII, assim declarado pouco depois da sua morte.
Igrejas Ortodoxas Orientais
Na Igreja Ortodoxa, venerável (grego: "Όσιος" na forma masculina e "Οσία" na forma feminina; em Predefinição:Língua com nome) é um título reservado aos santos que levaram uma vida monástica ou eremítica, sendo considerado igual ou mesmo superior ao título de santo.
Igreja Anglicana
Na Comunhão Anglicana, venerável é simplesmente o título de cortesia que se usa com os arcediagos.
Lista de veneráveis
Esta é uma lista de algumas pessoas declaradas Veneráveis pela Igreja Católica
Ligações externas
- (em italiano)
Lista de veneráveis
- ↑ BITTENCOURT, Estevão Tavrares. Católicos perguntam. São Paulo: o Mensageiro de Santo Antônio, 1997