Predefinição:Sem notas Predefinição:Ásatrú O Odinismo é um movimento de reavimento da espiritualidade]] germânica criado por Else Christensen com sua Odinist Fellowship na década de 30 do século XX.
Pesquisas atuais sugerem que o termo "odinismo" foi usado pela primeira vez na década de 1820. Foi especialmente usado em 1840 pelo escritor, historiador e filósofo escocês, Thomas Carlyle, onde apareceu em seu livro, Heroes, Hero-Worship e The Heroic in History.
Uma Breve Cronologia
História do Odinismo
1386 CE: a Lituânia, a última fortaleza pagã na Europa é oficialmente convertida, mas os pagãos permanecem.
1421 CE: Três filhos, agindo sob instruções de sua mãe assassinada, estabelecem a Irmandade Odin.
1611 CE: Johannes Bureus da Suécia, conselheiro do rei Gustavo Adolfo, começa a desenhar e a interpretar as runestones da Suécia. Muitos perderam e só nos são conhecidos por meio de seus desenhos.
1622 CE: Ole Worm da Dinamarca recolhe relatórios sobre runestones e outros monumentos antigos da Dinamarca e os países do Norte. Bureus e Worm podem ser pensados como os fundadores de estudos modernos de runic.
1642 CE: presentes do bispo Brynjólfur o "Codex Regius" ao rei Frederick III. Posteriormente, os poemas Eddic começaram a ser publicados e mais amplamente conhecidos.
1790 CE: O movimento romântico inspirou alemães e escandinavos a buscar sua identidade nacional em suas próprias origens e resultou em grande parte da literatura inicial sendo traduzida.
1818 CE: Os Irmãos Grimm, Jacob e Wilhelm, publicam sua coleção de contos de fadas.
1844 CE: Jacob Grimm publica a Mitologia Teutônica , um estudo sobre a relação da literatura medieval nórdica com o folclore germânico.
1845 CE: Charles W. Heckethorn descreve um culto misterioso Odinista, em suas Sociedades Secretas de Todas as Nações e Países
1862 CE: P Guido von List visitou a cripta da Catedral de Santo Estêvão (a localização de um antigo santuário pagão) e jurou um juramento para construir um templo para Wotan.
1874 CE: O rei da Dinamarca concede ao povo da Islândia liberdade de religião.
1875 CE: a catedral de Reykjavik, na Islândia, é o local do primeiro público Ásatrú Blót desde 1000 EC.
1907 CE: O pintor e escritor alemão Ludwig Fahrenkrog funda o Glaubens Germânico - Gemeinschaft (GGG), um grupo pagão alemão.
1933-1945 CE: na era nazista, os pagãos enfrentam perseguição tanto pelo Eixo quanto pelos Aliados. Seus grupos estão proibidos de se encontrar e alguns líderes estão presos.
1957 CE: Na Austrália, A. Rud Mills publica uma série de livros sobre a religião mais velha.
1969 CE: Else Christensen estabelece a irmandade Odinista .
1972 CE: Sveinbjörn Beinteinsson fundou o Ásatrúarfélagið da Islândia. Em 1973, Ásatrú é aceito como uma das religiões oficiais da Islândia.
1973 CE: O Ritmo Odínico também estava se movendo para ganhar aceitação na Inglaterra.
1973 CE: Stephen McNallen fundou o Ásatrú Free Assembly of America, estabelecendo solidamente Ásatrú como uma religião pagã recriada.
1982CE: Certos membros da Odin Brotherhood decidem revelar alguns dos segredos do movimento.
1987CE: A Aliança Asatru é estabelecida por Michael J. Murray ( Valgard Murray ).
1992 CE: A Irmandade Odin , um livro de ficção de Mark Mirabello, é publicado.
1994 CE: A Comunità Odinista está estabelecida na Itália.
1997 CE: Foi criada a Irmandade Odinista do Sagrado Fogo
2004 CE: David Lane, um wotanista ou pagão folclórico extremo, escreve KD Rebel , uma novela que descreve Odinistas radicais lutando contra uma insurgência guerrilheira contra uma sociedade moderna corrupta.
2009 CE: Grupos Asatru e Odinist agora são encontrados em toda a Europa, América do Norte, América do Sul e Austrália / Nova Zelândia
Crenças
O poema Eddic Völuspá[ligação inativa] (Profecia da Seeress) revela os mistérios da cosmologia odinista. De acordo com o poema, entre Muspelheim (The Land of Fire) e Niflheim (The Land of Ice) estava um espaço vazio chamado Ginnungigap . O fogo eo gelo se moveram uns para os outros; Quando eles colidiram, o universo surgiu.
Por ordem de criação, primeiro foram os gigantes, depois os deuses e, finalmente, a humanidade.
O odinismo é politeísta na teologia. O panteão é dividido em dois grupos: o Aesir e o Vanir . (Odin e Thor são Aesir, Frey e Freyja são Vanir).
Deuses e deusas incluem:
- Odin (O mais popular dos deuses, tanto no tempo presente como no passado, ele valoriza a sabedoria sobre tudo, até o ponto de sacrificar o seu próprio olho para o conhecimento. Ele leva metade dos mortos em batalha ao seu corredor para se preparar para Ragnarök. Quarta-feira, ou "Dia de Woden", é nomeado depois dele)
- Thor (Deus temperado e poderoso do trovão. Ele é grande e barba vermelha, carregando um martelo maciço chamado Mjolnir, que ele joga contra os inimigos, atacando-os com um relâmpago. Quinta-feira, ou "Dia do Thor" é nomeado depois dele)
- Tyr (Deus de guerra valente que arriscou e perdeu a mão para que os deuses pudessem ligar o temível Lobo Fenrir . Uma vez foi o Deus mais adorado antes que ele fosse ultrapassado por Odin. Terça-feira, ou "Dia do Tyr" é nomeado depois dele)
- Baldr (Também conhecido como Balder, ele era filho e herdeiro de Odins. Ele era amado por todos e perfeito em todos os sentidos por sua bela aparência, sabedoria e assunto gracioso. Foi dito que ninguém poderia questionar seus julgamentos. Ele foi morto como Resultado da traição de Loki, mas retornará no fim do mundo)
- Freyja (Deusa do amor, da fertilidade, do sexo, da atração e da guerra. Filha do Njord. Por causa desta lista de atributos, ela é amplamente considerada a mais popular das deusas do panteão nórdico. Ela também é referida como a rainha dos elfos E o líder das Valquírias, e ela leva metade daqueles mortos em batalha ao seu salão, colocando-a em pé de igualdade para Odin a esse respeito.)
- Vidar (Outro filho de Odin, ele é o Deus do Silêncio e da Vingança. É seu destino vingar seu pai matando Fenrir, pisando o maxilar inferior do bicho-loiro e rasgando-o pela boca com seu poder cru ou Usando sua espada contra o coração do lobo)
- Bragi (Outro filho de Odin, ele é o Deus da poesia. Uma grande parte de sua história está em grande parte indisponível nos tempos modernos, no entanto, sabe-se que ele era muito talentoso na fala e na narrativa, tanto que uma pessoa eloqüente Ser chamado de homem bravo ou mulher)
- Heimdall (O guardião e o deus da luz. Ele é o filho de nove mães diferentes. Seus sentimentos afiados permitem que ele ouça a grama crescer e ver o fim do mundo. Ele protege o bifrost , a ponte do arco-íris para Asgard , pronto para Sopre seu chifre quando o perigo se aproxima.)
- Frigg (Deusa do casamento, maternidade e gestão familiar). De acordo com Odin, "Somente Frigg conhece o futuro, mas não o divulga a ninguém". Ela é esposa de Odin, mãe de Baldr e irmã do Njord. Sexta-feira, ou "Frigg's" Dia "é nomeado por ela.)
- Sif (A esposa de Thor, seu cabelo dourado cresce como cabelos naturais normais, mas foi realmente criado por Dwarves. Como uma brincadeira, Loki cortou o cabelo, o que irritou Thor, ele fez Loki prometer substituí-lo, o que ele conseguiu Faça com a ajuda do Anão Dvalin)
- Njord (Deus das terras férteis no litoral, bem como navegar e navegar. Ele é um Vanir, um tipo diferente de Deus do que o Asir, e é o pai de Freyr e Freyja.)
- Freyr (Deus da Fertilidade, da Paz e do Prazer). Filho do Njord. Ele se apaixona por uma bela gigante e deu sua espada, que foi tão bem construída que lutou sozinha, para convencer sua página de pé, Skírnir , Para o romance a gigante para ele. Esta decisão terá consequências terríveis na Batalha de Ragnarök , quando Freyr será derrotado por Surt)
- Idun (Deusa da Juventude e esposa de Bragi . Ela mantém os deuses jovens, dando-lhes maças mágicas que prolongam suas vidas. Sem essas maçãs, os Deuses, Aesir e Vanir, envelheceriam, morreriam e morreriam como os humanos fazem.)
Outras entidades importantes incluem:
- Loki (uma entidade perniciosa que gosta de jogar truques sobre os deuses, ele é gigante geada por nascimento. Loki era uma fonte de constante angústia para os deuses. Seu problema habitual tornando-se em alguns pontos difíceis. Por outro lado, Loki também foi um grande Em muitos casos, foi Loki depois de todos os que trouxeram vários artefatos importantes para Asgard (incluindo Mjollnir e Draupnir). Como resultado de seus atos traiçoeiros que levaram à morte de Baldr, ele estava ligado a uma rocha Ele liderará os exércitos de Jotun (gigantes) contra os deuses em Ragnarök, a Batalha Final.)
- Fenrir (Um lobo monstruoso que é filho de Loki e a gigante Angrboda. Fenrir tem dois filhos, Hati e Skoll, que perseguem constantemente os cavalos que movem o sol ao outro lado do céu, além de perseguir a Lua. Ele é Encadernado a uma rocha por Gleipnir, uma fita feita com o som dos passos de um gato, a barba de uma mulher, as raízes de uma montanha, os nervos de um urso, a respiração de um peixe e a saliva de um pássaro. A ligação de Fenrir custou a Tyr Sua mão. Na batalha de Ragnarök, ele vai soltar e devorar Odin, mas será morto por Vidar.)
- Skaði (Um gigante da montanha que se casou com o Njord. O casamento não era feliz, pois ambos eram completamente diferentes, então eles se separaram).
Ética e vida após a morte
Em termos de ética, os membros são ensinados a ser "valentes e generosos". Odinistas modernos modelam sua vida de acordo com as Nove Cargas ".
Rito odinico
- Coragem
- Verdade
- Honra
- Fidelidade
- Disciplina
- Hospitalidade
- Auto-confiança
- Indesejabilidade
- Perseverança
Assembléia Folk Asatru
- A força é melhor do que a fraqueza
- A coragem é melhor do que a covardia
- A alegria é melhor do que a culpa
- A honra é melhor do que a desonra
- A liberdade é melhor do que a escravidão
- Parentesco é melhor do que alienação
- O realismo é melhor do que o dogmatismo
- Vigor é melhor do que a falta de vida
- A ascendência é melhor do que o universalismo
A Irmandade Odin ensina "força sobre a fraqueza, o orgulho sobre a humildade e o conhecimento sobre a fé". Os membros honram os deuses promovendo "pensamento, coragem, honra, luz e beleza".
A vida após a morte Odinista tem vários destinos, dependendo de como alguém viveu (e morreu).
Alguns Ritos do Odinismo
- Blót é o termo para o histórico sacrifício nórdico em homenagem aos deuses. Odinist blóts são freqüentemente celebrados ao ar livre. Comida e bebida podem ser oferecidas, e a maior parte disso será consumida pelos participantes.
- Sumbel (também simbolizado de espelta ) é um rito alcoólico nórdico em que uma bebida intoxicante (geralmente hidromel ou ale) é passada em torno de uma mesa montada. Em cada passagem da bebida, os participantes fazem uma breve palestra, um brinde e um juramento. Os juramentos feitos durante este rito são considerados vinculativos para os indivíduos que os fazem.
- Berserkergangr é uma forma de êxtase religioso, associado a Odin , um deus da guerra, da magia e da poesia.
- Lendo as Runas. Tácito, na Alemanha , descreve como os antigos alemães cortaram ramos de uma árvore frutífera e marcaram os ramos com símbolos, chamados de runas . Chamando os deuses, o praticante lança os ramos aleatoriamente sobre um pano branco. New-Age Asatru usa as runas como um método de adivinhação. Os praticantes mais tradicionais, como os membros da Irmandade Odin , afirmam que as runas estão ligadas à magia, mas apenas indiretamente com a profecia. Os membros da Irmandade Odin usam as runas para não contar o futuro, mas convocar uma pessoa morta para que ele revele o futuro. É assim que o próprio Odin usa as runas como em Havamal , verso 156.
Distribuição dos aderentes
Hoje, o Odinismo é praticado principalmente na Escandinávia, Alemanha, Grã-Bretanha, América do Norte e Austrália / Nova Zelândia. Pequenas comunidades também são encontradas em muitos outros países, incluindo Áustria, Suíça, França, Itália, Portugal, Polônia e Rússia. Grupos ativos também são encontrados na Argentina, Brasil, México, Chile e Venezuela.
Os números exatos são desconhecidos, mas existem vários milhares de seguidores no mundo moderno.
Referências
- «Irmandade Odinista do Sagrado Fogo» (em português)