𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Vale Vêneto

Predefinição:Fontes primárias

A igreja do Corpus Christi, em Vale Vêneto.
Vale Vêneto visto do alto do Calvário.

Vale Vêneto é um distrito localizado no município brasileiro de São João do Polêsine, no estado do Rio Grande do Sul. A origem de seu nome é uma homenagem aos colonizadores italianos que se fixaram em suas terras, cuja maioria provém da região do Vêneto.[1]

Em 20 de maio de 1878 chegaram os primeiros imigrantes na localidade. A grande maioria eram italianos (aproximadamente onze famílias) vindos da região do Vêneto, no norte da Itália. No mesmo ano chegavam ao vale mais famílias lideradas por Paulo Bortoluzzi, considerado fundador de Vale Vêneto).

Vale Vêneto situa-se a 13 quilômetros do centro da cidade, 7 quilômetros de Silveira Martins e a 40 quilômetros Santa Maria.

A grande religiosidade deste povo fez com que fosse ali fundada a décima casa palotina do mundo, o Seminário Rainha dos Apóstolos, um marco para a história palotina no Brasil e na América. Também foi construída no início do século XIX a Igreja de Corpus Christi e o Ginásio Nossa Senhora de Lourdes. Merece destaque o Calvário, construído em 1913, com as 14 estações, que contam o martírio de Jesus Cristo, e a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, que surgiu de uma promessa do Padre Pedro Bottari, em 1941.

O Museu Histórico de Vale Vêneto, que possui o maior acervo histórico e cultural italiano do Rio Grande do Sul, retrata toda a história da fundação e desenvolvimento da localidade.

Referências

  1. valeveneto.net. História de Vale Vêneto. Visitado em 24 de maio de 2008.

Ligações externas

Ver também

talvez você goste