𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

V (álbum de Vanessa Hudgens)

V
Vanessa Hudgens - V (2006).JPG
Álbum de estúdio de Vanessa Hudgens
Lançamento Estados Unidos 26 de Setembro de 2006
(ver outras datas)
Gravação 1 de Junho de 2006 – 31 de Agosto de 2006
Gênero(s) Predefinição:Hlist
Duração 38:28
Formato(s) Predefinição:Hlist
Gravadora(s) Hollywood Records
Produção Predefinição:Hlist
Cronologia de Vanessa Hudgens
style="width: 50%; vertical-align: top; padding: 0.2em 0 0.2em 0.1em; background-color: Predefinição:Info/Álbum/cor2; "|
Identified
(2008)
Predefinição:Extra capa álbum
Predefinição:Extra capa álbum
Singles de V
  1. "Come Back to Me"
    Lançamento: 12 de Setembro de 2006
  2. "Say OK"
    Lançamento: 12 de Janeiro de 2007

Predefinição:Category handler

V é o primeiro álbum de estúdio solo da cantora e atriz norte-americana Vanessa Hudgens. Foi lançado no dia 26 de Setembro de 2006 nos Estados Unidos. O álbum segue a linha do gênero teen pop presente na trilha sonora do filme High School Musical, porém tem mais influência do dance-pop e R&B contemporâneo, além de notáveis guitarras ao fundo de algumas canções. Hudgens afirmou que o título vem tanto da letra inicial do seu nome, como para variety (em português: variedade), porque o álbum é uma mistura de diferentes estilos e gêneros musicais. O CD foi eleito o 4º melhor álbum pop e o 7º melhor do ano de 2007 pela escolha dos leitores da revista musical Billboard.

Antecedentes e contexto

"Fiz tudo do meu jeito. Meu single ("Come Back to Me") é meio pop e R&B, mas o resto do CD traz também um pouco de pop rock, música eletrônica e algumas baladas. É uma mistura de tudo".

— Hudgens, que a princípio pensou em fazer um álbum apenas dançante.

Em 2006, após ter participado do filme High School Musical e ter contribuído para grande parte de sua trilha sonora, Hudgens foi convidada a assinar um contrato com a gravadora Hollywood Records para iniciar uma carreira musical solo. A gravação do álbum ocorreu de 1 de junho a 31 de agosto de 2006, já que a gravadora fez questão de que o álbum fosse produzido rapidamente.[1]

O presidente da Buena Vista Music Group, Bob Cavallo, disse: "Estamos encantados de ter Vanessa na [gravadora] Hollywood. Ela não só é talentosa, ela é incansável na sua ética de trabalho e tem uma visão para sua carreira. As pessoas ficarão muito impressionadas quando ouvirem sua voz e o seu desempenho".

Foram lançadas diversas versões do álbum, algumas contendo diferentes faixas bônus e capas. A edição padrão do álbum contém 12 faixas, enquanto a versão japonesa do álbum contém quatro faixas bônus e uma capa exclusiva. As lojas Wal-Mart, Target e iTunes também lançaram versões especiais do álbum, cada uma contendo duas faixas bônus.

O álbum teve mais tarde uma versão Deluxe, lançada em alguns países asiáticos, contendo CD com 18 faixas (incluindo as faixas bônus) e DVD com os videoclipes e performances ao vivo dos singles oficiais, além de uma entrevista exclusiva com Hudgens.[2] A faixa "Whatever Will Be", presente no álbum, é uma versão cover da atriz e cantora Tammin Sursok.

Para promover o álbum, Hudgens cantou o single "Come Back to Me" nos programas Good Morning America e Live with Regis and Kelly. Hudgens também promoveu o álbum durante suas apresentações como ato de abertura na turnê The Party's Just Begun Tour da banda The Cheetah Girls, onde cantou diversas canções do álbum, e mais tarde na turnê High School Musical: The Concert, na qual ela participou ao lado de seus colegas de High School Musical, cantando as faixas "Come Back to Me", "Say OK" e "Let's Dance", que viriam a ser as três músicas de trabalho do álbum (essa última lançada apenas de forma promocional).

Recepção

Performance comercial

Na primeira semana, o álbum vendeu 34 mil cópias nos Estados Unidos, estreando no 24º lugar na Billboard 200, sua posição de pico. O álbum permaneceu 32 semanas na tabela estadunidense. Em 27 de Fevereiro de 2007, o álbum foi certificado ouro nos Estados Unidos pelas remessas de 500 mil cópias no país.[3] No final de 2007, ficou em 153º lugar na lista dos 200 álbuns com o melhor desempenho do ano no país. Até abril de 2008, o álbum vendeu 570 mil cópias nos Estados Unidos.[4]

Na Argentina, o álbum foi certificado platina pelas remessas de 8 mil cópias no país (o álbum foi enquadrado como DVD pela CAPIF).[5] No Brasil, o álbum não recebeu certificação, mas vendeu mais de 20 mil cópias. Mundialmente, o álbum vendeu mais de 1 milhão de cópias.

Crítica

Predefinição:Críticas profissionais

O álbum recebeu críticas positivas. Tony Whittum do Common Sense Media disse: "O primeiro álbum de Hudgens está bem posicionado para ganhar a aprovação do mercado adolescente. Suas 12 relativamente simples, românticas e doces canções pop sobre garotos, sair com amigos, dançar, poder feminino e as atribulações de uma vida muito jovem são entregues com o mais recente liso, reciclado, programado em computador e com batidas de hip-hop". Ele ainda completou: "Hudgens é forte, estável e confortável no médio porte, como quando ela está cantando a música dance "Let's Dance" e do pop rock "Never Underestimate a Girl". Caso contrário, sua voz pode variar do diminutivo e tímido ao estridente extremo. Com sua voz e seu talento musical maduros, seria bom ver Hudgens assumir mais riscos e produzir algo mais original. Então, como seu público amadurece, eles não vão deixá-la para trás".

Nate Cavalieri do Rhapsody disse: "Esta coleção de pop açucarado e R&B mantém as mensagens absolutamente limpas, mesmo com dicas de que ela está disposta a quebrar sua timidez. Os singles são bem construídos e as melhores são "Come Back to Me", a dançante "Let's Dance" e uma dedicatória surpreendentemente emotiva de longa distância, "Afraid".". Mencionado na crítica de Identified, Heather Phares do Allmusic elogiou o álbum: "Lançada pela gravadora Hollywood Records, usou o pop soul de Christina Aguilera como modelo, mesmo se suas músicas eram um pouco 'sem rosto', tiveram produção surpreendentemente sofisticada." Ela observou que Hudgens canta sobre o amor, dança e sair com amigas e repetiu novamente em Identified, "a produção excede as músicas e o canto".

Singles

  • "Come Back to Me" foi lançado como primeiro single do álbum em 12 de Setembro de 2006 nos Estados Unidos e em 27 de Novembro de 2006 na Europa. Foi composta e produzida por Antonina Armato e Tim James (são atribuídos também a Peter Beckett e J.C. Crowley os créditos de composição pelo sample da música "Baby Come Back" da banda Player). É o single de maior sucesso da carreira solo de Hudgens, atingindo as posições 55 na EUA Billboard Hot 100, 8 na Itália, 12 na França, 17 na Espanha, 58 na Alemanha, 36 na Austrália, 6 na Nova Zelândia, entre outras. O videoclipe foi dirigido por Chris Applebaum e estreou no dia 25 de Agosto de 2006.
  • "Say OK" foi lançado como segundo e último single oficial do álbum no dia 12 de Janeiro de 2007 nos Estados Unidos e em 28 de Maio de 2007 na Europa. Foi composta por Arnthor Birgisson e Savan Kotecha e produzida por Birgisson. Atingiu a posição 61 na EUA Billboard Hot 100, obtendo mais sucesso no Brasil e em Portugal. Dois videoclipes foram lançados; o primeiro dirigido por Chris Applebaum que estreou em 12 de Janeiro de 2007 e o segundo (oficial), dirigido por Darren Grant, que estreou em 16 de Março de 2007.

Outras músicas

  • "Let's Dance" foi lançado como single promocional do álbum nos Estados Unidos e Canadá, tendo lançamento somente digital em 25 de Setembro de 2007.[6] A música foi composta por Matthew Gerrard, Jonas Jeberg e Bridget Benenate, com produção de Gerrard e Jay Jay. Foi usada no lançamento digital a versão ao vivo da música, gravada durante a turnê High School Musical: The Concert. A canção foi incluída no CD Disney Girlz Rock, Vol. 2, da Walt Disney Records, bem como no jogo de videogame Wii We Cheer 2. A canção também foi usada no programa Dancing with the Stars da emissora americana ABC. Não foi produzido um videoclipe para a música, embora haja vídeos de Hudgens cantando a música durante a turnê High School Musical: The Concert. A música falhou a entrar nas tabelas musicais.

Faixas

Predefinição:Lista de faixas Predefinição:Lista de faixasPredefinição:Lista de faixasPredefinição:Lista de faixasPredefinição:Lista de faixasPredefinição:Lista de faixasPredefinição:Lista de faixas

Créditos de sample

Tabelas e certificações

Tabelas semanais

talvez você goste