<div style="position: absolute; z-index: 2; top: Erro de expressão: Caractere de pontuação "[" não reconhecido.%; left: Erro de expressão: Caractere de pontuação "[" não reconhecido.%; height: 0; width: 0; margin: 0; padding: 0;"><div style="font-size: 90%; line-height: 110%; position: relative; top: -1.5em; width: 6em; Erro de expressão: Operador < inesperado.">Treriksröset
Treriksröset (em Predefinição:Língua com nome, em Predefinição:Língua com nome, em Predefinição:Língua com nome) é uma tríplice fronteira no ponto onde se juntam as fronteiras da Suécia, Noruega e Finlândia, com coordenadas aproximadas .[1] Um monumento de pedra foi aí erigido em 1897 pelos governos da Noruega e Rússia (então a potência que administrava a Finlândia). Os suecos não concordaram com uma comissão de fronteira com os noruegueses e não contribuíram para a construção do monumento até 1901. É o ponto mais a norte da Suécia e o mais ocidental da Finlândia continental.
O actual monumento, um domo pintado de amarelo feito de cimento, está numa plataforma sobre o lago Goldajärvi (também conhecido como Koltajauri), e foi construído em 1926.
Para o visitar pode ir-se à aldeia finlandesa de Kilpisjärvi, e dirigir-se por barco à aldeia sueca de Koltaluokta (8 km). O barco passará no Kilpisjärvi em menos de meia hora com carreira três vezes por dia entre Junho e meados de Agosto.
Referências
- ↑ Ernby, Birgitta; Martin Gellerstam, Sven-Göran Malmgren, Per Axelsson, Thomas Fehrm (2001). «Treriksröset». Norstedts första svenska ordbok (em sueco). Estocolmo: Norstedts ordbok. p. 691. 793 páginas. ISBN 91-7227-186-8