𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Scary Movie

Scary Movie
ScaryMovie.jpg
No Brasil Todo Mundo em Pânico
Em Portugal Um Susto de Filme
 Estados Unidos
2000 •  cor •  88 min 
Direção Keenen Ivory Wayans
Produção Eric L. Gold
Lee R. Mayes
Shawn Wayans
Marlon Wayans
Phil Beauman
Roteiro Shawn Wayans
Marlon Wayans
Buddy Johnson
Phil Beauman
Jason Friedberg
Aaron Seltzer
Elenco Anna Faris
Jon Abrahams
Lochlyn Munro
Shannon Elizabeth
Regina Hall
Shawn Wayans
Marlon Wayans
Cheri Oteri
Carmen Electra
Género comédia
sátira
suspense
Música David Kitay
Cinematografia Francis Kenny
Direção de arte Lawrence F. Pevec
Edição Mark Helfrich
Distribuição Dimension Films
Lançamento Estados Unidos 7 de julho de 2000
Brasil 6 de outubro de 2000[1]
Portugal 13 de outubro de 2000
Idioma inglês
Orçamento US$ 19 milhões
Receita US$ 278 019 771[2]
Cronologia
Scary Movie 2 (2001)

Scary Movie (Predefinição:BRPT) é um filme americano do gênero comédia de terror do ano 2000, dirigido por Keenen Ivory Wayans e estrelado por Marlon Wayans, Shawn Wayans e Anna Faris. Trata-se de uma paródia de diversos filmes de terror de sucesso dos anos 1990 como Pânico e Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado.

Scary Movie tornou-se um grande sucesso comercial, arrecadando mais de 270 milhões de dólares mundialmente. O filme originou uma franquia com quatro sequências: Scary Movie 2 (2001), Scary Movie 3 (2003), Scary Movie 4 (2006) e Scary Movie 5 (2013).

Enredo

Uma jovem de 18 anos de idade chamada de Drew Decker recebe um telefonema ameaçador, enquanto estava em casa sozinha. Drew é perseguida pelo assassino, que remove seu implante ao feri-la com uma facada no peito. Ela é atropelada por um veículo conduzido por seu pai, distraído com o sexo oral de sua esposa, e depois é morta pelo assassino. Na manhã seguinte, Cindy Campbell reúne-se com o namorado Bobby Prinze e seus amigos, Brenda Meeks, Ray Wilkins, Greg Phillipe e Buffy Gilmore. Várias equipes de notícias, incluindo a repórter Gail Hailstorm, convergem para a escola, na sequência da morte de Drew. Gail fala com o irmão de Buffy, o doente mental Doofy. Na sala de aula, Cindy recebe um recado: "Eu Sei O Que Você Fez no Último Dia das Bruxas!" Ela então percebe que Drew foi assassinada exatamente um ano depois que ela e seus amigos acidentalmente mataram um homem durante um passeio de carro num local deserto. No dia seguinte, uma série de eventos cada vez mais bizarros acontecem. Vários membros do grupo recebem notas ameaçadoras de um assassino e são rapidamente despachados.

Greg é morto pelo assassino à vista durante o concurso de beleza de Buffy, com o público confundindo os gritos de Buffy como sendo parte da sua atuação. Buffy se enaltece sobre o sucesso trazido por sua vitória, ignora os avisos de Cindy sobre o assassino e não percebe que ela está sendo morta enquanto acontece, mesmo depois que ela é decapitada (e o assassino atira a cabeça em uma lata de achados e perdidos, embora a cabeça continua a falar). Ray e Brenda vão para o cinema assistir Shakespeare Apaixonado, onde Ray é esfaqueado no ouvido quando vai ao banheiro. O assassino, em seguida vai atrás de Brenda. Infelizmente, a plateia do filme irritada com comportamento rude de Brenda durante o filme, mata-a antes do assassino. Enquanto isso, Cindy dá uma festa em casa. Durante a festa, Bobby e Cindy vão lá em cima e eles fazem sexo, não mais fazendo de Cindy uma virgem (culminando com Bobby ejaculando sêmen em extremas proporções dentro de Cindy, que atira-a para o teto). O assassino inesperadamente aparece e esfaqueia Bobby, antes de desaparecer rapidamente. Cindy pega uma arma da gaveta perto da entrada, Bobby segue-a, mesmo estando ferido. O irmão de Brenda, Shorty, vem do porão e os informa de que o assassino matou todos na casa.

Bobby toma a arma e atira em Shorty, revelando que o ferimento era um ardil elaborado. Ray chega à cena, vivo; ele e Bobby anunciam seu plano para matar Cindy e seu pai (apesar do fato deles não serem realmente os assassinos). Ray e Bobby também planejam fazê-los parecer como heróis, dando facadas um no outro para indicar que eles lutaram, mas o tiro sai pela culatra quando Ray esfaqueia repetidamente Bobby e quase o mata, furioso porque seu show favorito, “The Wayans Bros”, foi cancelado. O assassino abruptamente chega e ataca Cindy durante uma luta de karatê após esfaquear Ray, mas ela subjuga-o com sucesso, empregando movimentos copiados de “Matrix” (e fazendo uma breve dança irlandesa, enquanto está levitando) e chuta-o através de uma janela. No entanto, o assassino desaparece antes da polícia chegar. Na delegacia, Cindy e o xerife local percebem que Doofy, o único que sabia sobre o acidente de carro, estava na verdade, fingindo sua deficiência e é o verdadeiro assassino. Infelizmente, Doofy já escapou com Gail Hailstorm. Ao encontrar seu disfarce descartado no meio da rua, Cindy começa a gritar, fazendo-a ser atropelado por um carro.

Em uma cena pós crédito, Shorty aparece dando dicas sobre como sobreviver a um filme de terror. As dicas que ele dá é que você tem que ser rápido, não cair e o mais importante e nunca olhar para trás. Depois disso, ele grita "Corre!" em seguida, ele e seus amigos acabam por estar em uma loja de posto de gasolina roubando comidas e bebidas.

Elenco

Personagens principais

Personagens secundários

Paródias

  • Pânico - Paródia Central.
  • Pânico 2 - As mortes de Ray e Brenda. A cena em que Cindy, ao fugir subindo as escadas, joga uma bicicleta no assassino.
  • Pânico 3 - A cena final do filme, quando Shorty fala para a câmera.
  • Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado - Paródia Central.
  • Matrix - A luta entre Cindy e o assassino.
  • Buffy, a Caça-Vampiros - O nome Buffy Gilmore é uma referência a atriz Sarah Michelle Gellar. Sarah interpretou Cici no filme Pânico 2, personagem representada na cena em que Cindy foge do assassino dentro de casa. Outra personagem de Sarah lembrada no filme é Helen Shivers, a segunda protagonista de Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado; a cena do teatro, enquanto Buffy chora, é paródia dela. Sarah Michelle Gellar é conhecida principalmente pelo seu papel de Buffy, a Caça-vampiros na icônica série nos anos 90.
  • O Sexto Sentido - Quando Shorty está drogado, ele diz a mesma frase dita por Haley Joel Osment no filme.
  • A Bruxa de Blair - Quando Gail e seu cinegrafista fogem do assassino pela floresta, a cena é vista do ângulo da câmera da repórter, como na cena em que os jovens fogem da assombração em A Bruxa de Blair, e também o pedido de desculpas dela para a câmera.
  • Os Suspeitos - Doofy sai tranquilamente da delegacia enquanto Cindy e o xerife procuram por ele, em vão.
  • O Iluminado - Buffy ouve o assassino sussurrar redrum na versão original do filme.
  • Shakespeare Apaixonado - Filme a que Brenda e Ray assistem no cinema.
  • Titanic - O trailer a que Brenda e Ray assistem no cinema.
  • Amistad - Cena do mesmo trailer, em que o nome do filme é Amistad 2.
  • Halloween - Quando Cindy olha pela janela da sala de aula e vê o assassino aparecer e se esconder.
  • O Exorcista - Cindy diz que estava bêbada ao se masturbar com um crucifixo e vomitar algo verde.
  • American Pie - Cindy pergunta agressivamente durante o sexo com Bobby: "Qual é o meu nome?"
  • Beleza Americana - Cindy fica coberta de sêmen assim como Angela fica coberta de pétalas de rosa.
  • Sexta Feira 13 - O assassino faz o barulho de respiração de Jason Voorhees.
  • Dawson's Creek - Dawson sobe pela janela do quarto da Cindy, como Joey fazia na série, subindo pela janela de Dawson.
  • Eu Ainda Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado - Numa cena do cinema em que citam no barco "Eu Sou o Rei do Mundo".
  • Pulp Fiction - Uma das cenas finais, na cozinha, quando o pai de Cindy é atirado ao chão amarrado da mesma forma que Marsellus Wallace (personagem de Pulp Fiction) e Bobby revela ser gay.

Mortes no filme

Número Nome Cena
1 Drew Becker (Carmen Electra) Morta após o assassino aparecer em sua casa e persegui-la. Para complicar, foi atropelada pelo carro do seu pai, seu silicone acabou assustando o assassino, e morreu esfaqueada.
2 Homem na estrada Foi atropelado por Bobby que dirigia o carro do pai de Greg, mas sobreviveu. Ao levantar-se, foi atingido por uma garrafa. Desacordado, foi jogado no mar e morreu afogado.
3 Greg Philip (Lochlyn Munro) Enquanto estava nos estúdios, Cindy desceu para ver Buffy e Bobby foi no banheiro, então ele ficou sozinho e o assassino estava atrás dele. Buffy estava apresentando seu talento para participar de uma série, e começou a gritar por Greg. Todos da plateia acharam que ela tinha talento. Até que Buffy gritou: Aguenta aí, Greg! Eu já estou indo., e saiu em meio a aplausos. Mas, já era tarde demais: O assassino já havia cortado o pescoço de Greg e levou o corpo para o lixo.
4 Homem na escola Pulou de cima do prédio da escola.
5 Buffy Gilmore (Shannon Elizabeth) Estava sozinha no vestiário feminino. O lugar estava escuro, e então o GosthFace entrou. Buffy achou que era Cindy querendo pregar uma peça nela. Buffy foi esfaqueada no estômago, quebrou seu joelho (fazendo com que o osso aparecesse), e teve a cabeça decapitada pelo assassino, mas como toda patricinha continuou falando, mesmo com a cabeça decapitada. O assassino não aguentou mais ela falando e jogou a cabeça em uma caixa de achados e perdidos.
6 Heather (Andrea Nemeth) Assassinada num local deserto enquanto esperava o namorado.
7 Cameraman Kenny (Dan Joffre) Não foi exibida a sua morte. Provavelmente foi atingido nas costas e a câmera foi encontrada por Hail Gailstorm.
8 Brenda Meeks (Regina Hall) Enquanto asssistia um filme no cinema, o assassino se aproximava. Mas foi morta pelas pessoas que estavam tentando assistir o filme porque ela não parava de falar. No segundo filme aparece viva, então provavelmente foi socorrida e sobreviveu ao massacre do primeiro filme.
9 Amigos de Shorty Não estavam na mira do assassino, mas ao "fazer rap", o assassino acidentalmente os atingiu com o gancho.
10 Tina Estava na garagem e tentou fugir do assassino, mas a porta fechou e ela morreu demolindo a garagem.
11 Shorty Meeks (Marlon Wayans) Morto na casa de Cindy após ser atingido por um tiro no pulmão, liberando fumaça, mas ocorre a mesma coisa de Brenda.
12 Bobby Prinze (Jon Abrahams) Morto na cozinha da casa da Cindy, por ser esfaqueado.
13 Ray Wilkins (Shawn Wayans) Morto na cozinha da casa da Cindy após ser esfaqueado nas costas com um facão enorme pelo assassino. Na versão alternativa Ray é morto ao ser atingido por um gancho na região lombar.

Trilha sonora

Scary Movie: Music That Inspired The Soundtrack
Trilha sonora de Vários Artistas
Lançamento Estados Unidos 4 de Julho de 2000
Gravação 1999-2000
Gênero(s) Hip hop e Rock alternativo.
Idioma(s) inglês
Formato(s) CD
Gravadora(s) TVT Records
Opiniões da crítica

Predefinição:Category handler

A trilha sonora original do filme foi lançada pela TVT Records em Julho de 2000 com os estilos hip hop e rock alternativo.

Faixas

  1. "Too Cool for School" - 2:27 (Fountains of Wayne)
  2. "The Inevitable Return of the Great White Dope" - 3:53 (Bloodhound Gang)
  3. "Stay" - 3:56 (Radford)
  4. "The Only Way to Be" - 3:20 (Save Ferris)
  5. "My Bad" - 3:22 (Oleander)
  6. "Punk Song #2" - 2:46 (Silverchair)
  7. "Everybody Wants You" - 4:11 (Unband)
  8. "Superfly" - 2:55 (Bender)
  9. "I Wanna Be Sedated" - 2:31 (The Ramones)
  10. "Scary Movies" - 3:56 (Eminem & Royce da 5'9")
  11. "All About U" - 4:34 (Tupac Shakur, Top Dogg, Yaki Kadafi, Hussein Fatal, Nate Dogg & Dru Down)
  12. "I Want Cha" - 4:37 (The Black Eyed Peas)
  13. "What What" - 5:03 (Public Enemy)
  14. "Feel Me" - 3:49 (Rah Digga, Rampage & Rock)
  15. "I'm the Killer" - 3:57 (Lifelong & Incident)[3]

Recepção

Scary Movie estreou nos cinemas dos Estados Unidos em 7 de julho de 2000 em 2.912 salas,[4] estreando na primeira posição nas bilheterias ao ganhar US$ 42.346.669 em seu fim de semana de estréia.[4] O filme arrecadou no total US$ 157.019.771 no mercado interno e US$ 121.000.000 em outros países, tornando-o um enorme sucesso comercial.[4]

O site Rotten Tomatoes deu uma aprovação de 53% ao filme baseado em 108 críticas, enquanto que o Metacritic deu uma nota 48/100 (indicando "críticas mistas ou médias"). O crítico americano Roger Ebert deu ao filme 3 de 4 estrelas possíveis."[5]

Sequências

Referências

  1. Todo Mundo em Pânico «A Notícia» Verifique valor |url= (ajuda). Box Office Mojo. Consultado em 14 de abril de 2013 
  2. «Scary Movie» (em inglês). Box Office Mojo. Consultado em 3 de abril de 2015 
  3. «Scary Movie» (em inglês). Artist Direct. Consultado em 3 de abril de 2015 
  4. 4,0 4,1 4,2 «Scary Movie (2000)». Box Office Mojo. Consultado em 4 de maio de 2016 
  5. «Scary Movie» (em English)  no Rotten Tomatoes Flixster

Ligações externas

Predefinição:Scream

talvez você goste