Theodore von Kármán (em Predefinição:Língua com nome; Budapeste, 11 de maio de 1881 — Aachen, 6 de maio de 1963) foi um físico húngaro-americano, muitas vezes cognominado como "pai da era supersônica".
Carreira
Obteve um doutorado em mecânica pela Universidade de Göttingen em 1908, orientado por Ludwig Prandtl.[2] Em 1912 foi nomeado diretor do Instituto Aeronáutico da Universidade Técnica de Aachen. Em 1930, deixou a Alemanha para ir aos Estados Unidos, onde assumiu o cargo de diretor do Guggenheim Aeronautical Laboratory, no Instituto de Tecnologia da Califórnia. Em 1936 obteve a cidadania norte-americana.
Durante seus quase vinte anos de trabalho para o instituto californiano, von Kármán abriu novas perspectivas para a pesquisa de foguetes. Foi um dos primeiros a construir helicópteros operáveis e formulou teorias e desenhos que tornaram possível o desenvolvimento do avião-foguete Bell X-1.
Em 1942, o laboratório onde trabalhava passou a operar com pesquisas sobre jato-propulsão. Von Kármán fundou, então, o Aerojet Engineering Corporation, mais tarde chamado Aerojet, que se tornaria uma das mais importantes fábricas de foguetes do mundo.
Em 1951, criou o Conselho Consultivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Aeronáutica (subordinado à OTAN), do qual foi presidente entre 1952 - 1963. Além disso, von Kármán também editou livros sobre aerodinâmica.
Theodore von Kármán afirmava que o que distingue um cientista de um engenheiro é que “o cientista descobre o que existe, enquanto que o engenheiro cria o que nunca existiu”.
Foi agraciado com a Medalha Timoshenko de 1958.
Obras selecionadas
- Aerodynamics - Selected Topics in the Light of their Historical Development, Cornell University Press, Ithaca, 1954
- Collected Works, (4 Volumes), Von Karman Institute, Rhode St. Genese, 1975 (limited edition book); also Butterworth Scientific Publ., London 1956. Many papers from volumes 1 and 2 are in German.
- From Low Speed Aerodynamics to Astronautics, Pergamon Press, London, 1961
- The Wind and Beyond - Theodore von Kármán Pioneer in Aviation and Pathfinder in Space, Little Brown, 1967 (com L. Edson)
- Mathematical Methods in Engineering, McGraw Hill, 1940 (com Maurice Anthony Biot)
Ver também
Referências
- ↑ «John Fritz Medal Past Recipients» (em English). American Association of Engineering Societies. Consultado em 30 de junho de 2015. Cópia arquivada em 30 de junho de 2015
- ↑ Predefinição:MathGenealogy
Ligações externas
- RedirecionamentoPredefinição:fim
Predefinição:Medalha ASME
Predefinição:Medalha Franklin
Predefinição:Medalha Timoshenko
Predefinição:Medalha Nacional de Ciências
Precedido por Enrico Fermi e Robert Robinson |
Medalha Franklin 1948 com Wendell Meredith Stanley |
Sucedido por Theodor Svedberg |
Precedido por Stephen Timoshenko |
Medalha Timoshenko 1958 com Arpad Nadai e Geoffrey Ingram Taylor |
Sucedido por Richard Vynne Southwell |
Precedido por — |
Medalha Nacional de Ciências - Engenharia 1962 |
Sucedido por Vannevar Bush |