𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

The Portrait of a Lady (filme)

The Portrait of a Lady
The-portrait-of-a-lady.jpg
No Brasil Retrato de uma Mulher
Em Portugal Retrato de uma Senhora
 Reino Unido
 Estados Unidos
1996 •  cor •  144 min 
Direção Jane Campion
Produção Steve Golin
Monty Montgomery
Mark Turnbull
Argumento Laura Jones
Baseado em The Portrait of a Lady, de Henry James
Gênero drama
Música Wojciech Kilar
Direção de fotografia Stuart Dryburgh
Direção de arte Mark Raggett
Figurino Janet Patterson
Edição Veronika Jenet
Companhia(s) produtora(s) Propaganda Films
PolyGram Filmed Entertainment
Distribuição PolyGram Filme Entertainment
Gramercy Pictures
Lançamento Estados Unidos 27 de dezembro de 1996[1]
Brasil 11 de abril de 1997[2]
Idioma inglês

The Portrait of a Lady Predefinição:BRPT2[3][4] é um filme britano-estadunidense de 1996 dirigido por Jane Campion, com roteiro de Laura Jones baseado no romance The Portrait of a Lady, de Henry James.[5]

Sinopse

Após o falecimento de Touchett (John Gielgud), a norte-americana Isabel Archer (Nicole Kidman) herda 70 mil libras. Ela viajava pela Europa fora e já tinha negado as tentativas de aproximação de Caspar Goodwood (Viggo Mortensen), outro norte-americano, que a tinha seguido até a Inglaterra.

O primo dela, Ralph Touchett (Martin Donovan), que é muito inteligente mas doente, torna-se íntimo dela. Isabel faz uma amizade pouco clara com a ambiciosa e soberba Madame Serena Merle (Barbara Hershey), que leva-a a conhecer Gilbert Osmond (John Malkovich), um colecionador de objectos de arte que a tenta seduzir. Isabel casa-se com Gilbert e mais tarde descobre que ela é só mais uma mulher na diversa e longa coleção de Osmond.

Isabel descobre que Osmond e Merle são amantes e que eles elaboraram um plano para ficar com a fortuna dela. Isabel só está bem com a filha de Osmond, Pansy (Valentina Cervi), mas até mesmo aquela amizade é afectada quando Merle revela os verdadeiros pais da criança.

Elenco

Recepção

The Portrait of a Lady teve recepção geralmente favorável por parte da crítica especializada. Em base de 17 avaliações profissionais, alcançou uma pontuação de 61% no Metacritic. Do Christian Science Monitor, David Sterritt disse: "A adaptação esplêndida que vai ser difícil para os outros se acostumarem. O retrato de uma senhora, dirigido por Jane Campion, traz inteligência e sensibilidade para uma história rica em sutileza psicológica e detalhe sociológico."

Variety, Todd McCarthy: "A adaptação literária da inteligência superior, beleza e arte concentrada, mas que continua a ser emocionalmente distante e talvez inevitavelmente problemático dramaticamente."

Em avaliação mista, do Wall Street Journal, Joe Morgenstern: "Ms. Campion tem mostrado um presente para o pictorialismo - pictorialismo estático; ela não é uma cineasta fluida - e um fascínio permanente com a repressão sexual. Ela traz tanto para este longo, lento, distanciada versão do romance de Henry James."[6]

Prémios e nomeações

  • Recebeu duas nomeações ao Óscar, nas categorias de:
    • Melhor Actriz Secundária (Barbara Hershey)
    • Melhor Guarda-Roupa.
  • Recebeu uma nomeação ao Globo de Ouro na categoria de:
    • Melhor Actriz Secundária (Barbara Hershey)

Referências

  1. «Henry James, Not Too Literally». The New York Times. 27 de dezembro de 1996. Consultado em 22 de fevereiro de 2018 
  2. «Mulher de Campion não é lady de James». Folha de S.Paulo. 11 de abril de 1997. Consultado em 22 de fevereiro de 2018 
  3. Adoro Cinema (BRA)
  4. Cinema Sapo (POR)
  5. The Portrait of a Lady em inglês no Rotten Tomatoes
  6. «The Portrait of a Lady» (em inglês). Metacritic. Consultado em 27 de abril de 2015 

Predefinição:Esboço-filme-uk

talvez você goste