𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

The Awful Truth

Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre o filme sonoro. Para o filme mudo, veja The Awful Truth (1929).

Predefinição:Manutenção/Categorizando por assunto

Predefinição:Formatar referências

The Awful Truth
Cartaz promocional
No Brasil Predefinição:Semtitbra
 Estados Unidos
1937 •  p&b •  91 min 
Direção Leo McCarey
Roteiro Viña Delmar
Elenco Irene Dunne
Cary Grant
Ralph Bellamy
Género comédia
Idioma inglês

The Awful Truth é um filme de comédia dos Estados Unidos de 1937, realizado por Leo McCarey. Ótima comédia social baseada em peça teatral de 1922 de Arthur Richman, com Cary Grant e Irene Dunne interpretando um casal que se divorcia. Foi o primeiro de dois filmes que Grant trabalhou com Ralph Bellamy (o outro foi His Girl Friday de 1940) e o primeiro dos três filmes que o ator apareceu com Irene Dunne: os outros foram My Favorite Wife (1940) e Penny Serenade (1941).

Em 1996, The Awful Truth foi selecionado para preservação pelo National Film Registry dos Estados Unidos, pela sua importância "cultural, histórica ou estética".

Elenco

Sinopse

Jerry Warriner mente para a esposa Lucy dizendo ter viajado por duas semanas para a Flórida mas quando volta de surpresa, ele se irrita ao descobrir que ela não passara a noite em casa, alegando que ficara num hotel com o professor de canto em razão do carro ter quebrado. Os dois discutem quando ela descobre a mentira de Jerry e resolvem se divorciar. O juiz avisa que terão 90 dias para anularem o divórcio. Jerry continua visitando Lucy pois ela ficara com a guarda de seu cachorro, Senhor Smith, e fica contrariado quando ela começa a namorar o fazendeiro Dan Leeson. Além disso, o professor de canto continua a provocar ciumes nele até que Jerry se envolve com a aristocrática Barbara Vance. Lucy desta vez é quem fica contrariada e resolve atrapalhar o namoro de Jerry.

Produção

The Awful Truth esteve em produção entre 21 de junho e 17 de agosto de 1937 [1].

Prêmios e homenagens

  • Film Daily indicou The Awful Truth como um dos dez melhores filmes de 1937 [2].

Em 2000, o American Film Institute reconheceu o filme como o 68º melhor de uma lista de 100 melhores comédias do século, e em 2002 como 77º.

Óscar

Venceu
  • Melhor diretor - Leo McCarey
Indicações
  • Melhor filme - Columbia
  • Melhor atriz - Irene Dunne
  • Melhor coadjuvante - Ralph Bellamy
  • Melhor roteiro adaptado - Viña Delmar

Referências

  1. TCM [1]
  2. TCM Notes

Predefinição:Esboço-filme-eua

Predefinição:Normdaten

talvez você goste