Tercio Sampaio Ferraz Júnior (2 de julho de 1941[[Categoria:Predefinição:Categorizar-ano-século-milénio/1]]) é um jurista brasileiro, professor titular aposentado do Departamento de Filosofia do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, tendo como antecessor na cadeira Goffredo da Silva Telles Jr.
Biografia
Em 1964 graduou-se em Filosofia, Letras e Ciências Humanas, pela Universidade de São Paulo. Pela mesma universidade graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais, também em 1964. Terminou o doutorado de Filosofia em 1968, pela Universidade de Mainz e, em 1970, o de Direito na USP, tendo como orientador Miguel Reale. Em 1974 completou o pós-doutorado em Filosofia do Direito.
Em 15 de maio de 1991 foi nomeado Procurador-Geral da Fazenda Nacional pelo então presidente da República, Itamar Franco, cargo que exerceu até 1 de março de 1993[1].
Atualmente é consultor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, e professor de cursos de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É autor de diversos livros de direito utilizados em faculdades de todo o Brasil.
Obra
- Possui mais de 90 artigos em periódicos especializados
- Dezesseis livros, destacando-se Estudos de Filosofia do Direito (2002) e Introdução ao Estudo de Direito: Técnica, Decisão e Dominação (1988)
- Seis livros-coletânea de vários autores com a participação em cada um, com um capítulo.
- Mais de 150 artigos em revista e jornais de informação
- Dezenas de prefácios