Telha é um elemento na construção civil usado na cobertura de casas e outras edificações. É tipicamente feita em cerâmica, mas pode ser produzida em uma grande variedade de materiais, tais como pedra, cimento, amianto, metal, barro[1], vidro[1], plástico, madeira, dentre outros.
Como regra, são usados conjuntos de telhas, que integrando-se umas às outras formarão o telhado. Uma boa telha oferece encaixes precisos, evitando a infiltração de água ou vento, resistência a intempéries, e desempenho condizente com o previsto no material empregado.
A decisão do tipo e material adequados da telha usada depende de fatores como incidência de chuvas ou neve, temperaturas médias da região, tipologia da construção, vãos e, naturalmente, disponibilidade de materiais, mão-de-obra no local e o modo em que o material será utilizado.
Telha cerâmica
A telha cerâmica, uma das mais antigas e acessíveis opções de telha disponíveis, ainda é uma opção muito popular, adequando-se muito bem ao clima tropical e oferecendo uma ótima relação de custo-benefício. É oferecida em uma variedade de formas, que variam quanto ao tipo de encaixe, rendimento por m², inclinação exigida dos panos do telhado, proporcionando assim uma considerável variedade de alternativas arquitetônicas possíveis com o uso do material. Alguns tipos mais comuns de telhas cerâmicas são descritos abaixo.
Telha romana
A telha romana é uma telha bem popular na arquitetura romana, brasileira e portuguesa.
No Brasil, essa telha é bem popular e é encontrada nos telhados de várias casas e estabelecimentos, devido ao seu baixo custo e a sua forma atraente. Oferece um rendimento de 17 peças/m² e exige um caimento de 30 a 45%.
Telha portuguesa (aba-canudo)
A telha portuguesa é utilizada na construção e acabamento de telhados ondulados, principalmente se o projeto exige uma releitura de estilo e época ou pretende dar uma forma mais arredondada e com movimento ao telhado. A montagem, simples e prática, é facilitada pela hegemonia de cada peça, com encaixe perfeito e ondulação simetricamente definida.
- Dados técnicos
- Dimensões: 22×40 cm
- Peso Unitário: 2,4 kg (aproximadamente)
- Telhas/m²: 17
- Peso/m²: 40,8 kg
- Absorção: máx. 14%
Telha capa e canal
Também conhecida como telha colonial, a telha capa e canal é constituída de argila e tem forma côncava, são assentadas em fileiras com posição invertidas.
Telha shingle
A telha shingle tem sistema próprio de montagem. As telhas são lâminas finas com cerca de 4mm de material asfáltico cobertos com granilha de rocha que dá a coloração e pigmento da telha, que é fosca. A telha é pregada com pregos especiais nas chapas de compensado, mas também possui um sistema de auto-vedação que faz com que as telhas se grudem umas às outras, produzindo uma camada única de vedação como se fosse uma manta.
De maneira geral a montagem segue três etapas principais: [2]
- Fixação de compensados OSB em cima dos caibros;
- Instalação da manta de subcobertura que pode ser colada, grampeada ou fixada pelas telhas;
- Por, fim, prega-se as telhas telhas.
Além dessas três etapas, existe a necessidade de acessórios de beiral e ventilações forçadas, que são peças plásticas de acessórios componto o chamado Kit de montagem. A aplicação deve ser feita conforme orientações do manual de cada fornecedor. Predefinição:Referencias
- ↑ 1,0 1,1 Porto Editora – telha no Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-02-25 15:26:26]. Disponível em https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/telha
- ↑ Doce Obra, Casa e Construção. «Telha Shingle - O que é?». Consultado em 19 de novembro de 2020