A tradução deste artigo está abaixo da qualidade média aceitável.Setembro de 2021) ( |
Na antiga religião grega , Telesphorus (em Predefinição:Língua com nome, transl.: Telésphoros) era filho de Asclépio. Estava frequentemente acompanhado de sua irmã, Hígia. Era um anão cuja cabeça estava sempre coberto com um capuz ou tampa.
Telésforo simboliza a recuperação da doença, como seu nome significa "o realizador" ou "portador de conclusão" em grego. Representações dele são encontradas principalmente na Anatólia e ao longo do Danúbio.
É tido um deus celta na origem, que foi levado para a Anatólia pelos Gálatas no século III aC, onde ele teria se tornado associado com o deus grego da medicina, Asclépio, talvez em Pergamon (um centro asclepiano cult) e se espalhou novamente para o Ocidente, devido ao aumento do Império romano , em particular durante o século II dC, desde o reinado de Adriano .
Telésforo, na mitologia grega, foi o epíteto do deus Euamerion (deus grego da recuperação), adorado no templo de Asclépio em Titane, junto de Alexanor.[1] Este santuário havia sido construído por Alexanor, filho de Macaão, filho de Asclépio.[2]
Referências
- ↑ Pausânias (geógrafo), Descrição da Grécia, 2.11.7
- ↑ Pausânias (geógrafo), Descrição da Grécia, 2.11.5