𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Teatro lambe-lambe

O Teatro Lambe-Lambe, também conhecido como Teatro de Miniaturas, é uma linguagem de formas animadas que ocupam um espaço cênico mínimo formado por um palco em miniatura confinado em uma caixa preta de dimensões reduzidas[1]. Nesse espaço são apresentadas peças teatrais de curtíssima duração através da manipulação de bonecos, para um espectador por vez.

Seu nome faz referência aos fotógrafos lambe-lambe que trabalhavam em praças e parques de várias cidades do Brasil no início do século XX. Originalmente, estes fotógrafos utilizavam máquinas, em forma de caixa, onde o processo de revelação consistia em lamber o negativo.

O Teatro Lambe Lambe já é considerado uma "modalidade" dentro do gênero "Teatro de Bonecos". O "Teatro Lambe Lambe" possui este nome, pois sua forma de apresentação, se assemelha demais aos antigos fotográfos lambe lambes que ocupavam as praças brasileiras nas décadas de 40, 50 e 60. Porém, já escassos nos dias atuais. Este nome "Teatro Lambe Lambe" é uma homenagem a estes fotógrafos que por anos fizeram parte da cultura brasileira e hoje já se encontram em pleno anonimato. O teatro lambe-lambe, também conhecido como teatro de miniaturas, é uma linguagem de formas animadas que ocupa um espaço cênico mínimo formado por um palco em miniatura confinado em uma caixa de dimensões reduzidas. Nesse espaço são apresentadas peças teatrais de curtíssima duração através da manipulação de bonecos, para um espectador por vez. Essa linguagem é de origem remota com registros do antigo oriente que reaparece no Brasil na década de 90 e tem estado presente em mostras paralelas em festivais de Formas Animadas.

Histórico

Desde a década de 1980, bonequeiros do país inteiro vem realizando trabalhos no sentido de redimensionar o papel do Teatro de Bonecos, revelando suas interfaces enquanto arte de fundo tradicional e popular, bem como sua expressividade contemporânea. O Teatro de Lambe-Lambe é considerado uma modalidade de teatro de bonecos e já foi foco em muitos festivais nacionais e internacionais.

O gênero foi criado em 1989 pelas bonequeiras nordestinas Denise de Santos e Ismine Lima.

Referências

  1. globoplay.globo.com/ Mostra de Teatro Lambe Lambe acontece nesta sexta-feira em Volta Redonda

talvez você goste