𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Teatro Municipal Oscar Niemeyer

O Teatro Municipal de Uberlândia, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, está localizado na cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, sudeste do Brasil.

Teatro municipal de Uberlandia.jpg

Inauguração

  • O Teatro Municipal de Uberlândia, foi inaugurado dia 20 de dezembro de 2012 na Avenida Rondon Pacheco, próximo a BR-050, no Bairro Tibery.[1]
  • Foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e doado à prefeitura de Uberlândia em 1989, o teatro municipal da cidade mineira foi inaugurado no dia 20 de dezembro de 2012, após 14 anos de obras.
  • De acordo com a Prefeitura Municipal de Uberlândia, o complexo circular de 5 mil m² de área construída possui três pavimentos, sendo as áreas de circulações separadas do edifício principal. Além do teatro com 819 poltronas, o local abriga seis camarins com banheiros para artistas (sendo dois com salas de estar para receber convidados ou imprensa) e áreas de apoio como rouparia, depósito, sala de aquecimento, escritório e refeitório, entre outros.
  • O principal destaque do projeto é o palco da sala de espetáculos. Com uma boca de cena de 17 m de largura, 7 m de altura e 14 m de profundidade, a estrutura pode ser usada para espetáculos internos ou ser aberta para a parte externa do complexo, abrigando eventos ao ar livre.
  • O teatro foi implantado em uma área total de 66,7 mil m² na Avenida Rondon Pacheco, no Bairro Tibery, Zona Leste. O local ainda tem um estacionamento para 400 vagas e jardins.

Construção por mais de uma década

  • Segundo a Prefeitura de Uberlândia, a obra do Teatro Municipal de Uberlândia foi iniciada em 1998, quando o projeto, já com cerca de 10 anos, foi refeito pelo escritório do arquiteto fluminense. Porém, entre os anos de 2001 e 2004, quando parte do foyer havia sido construída, novas aprovações foram necessárias para a regularização do empreendimento junto ao Ministério da Cultura, que financiaria parte da construção por meio da Lei Rouanet.
  • Somente em junho de 2009 a Prefeitura de Uberlândia regularizou a escritura do terreno e teve a posse definitiva do local. Apesar disso, a obra foi retomada apenas em 2011. Na época, os projetos de instalações especiais, de cenotécnica e de iluminação precisaram ser atualizados.
  • A obra custou cerca de R$ 25 milhões.

Referências

  1. «Teatro Municipal de Uberlândia é inaugurado com apresentações locais». Correio de Uberlândia. 20 de dezembro de 2012. Consultado em 09 de março de 2013. A Banda Municipal, que nasceu em 1951, no início do mandato de Tubal Vilela, marcou dessa vez os últimos dias de Odelmo Leão frente à Prefeitura e o primeiro de funcionamento do Teatro Municipal de Uberlândia. Nesta quinta-feira (20), durante a inauguração do espaço, o clima foi de despedida. Enquanto os primeiros convidados chegavam ao foyer, lá dentro, no palco, os 63 músicos pararam os últimos preparativos para uma conversa íntima com a secretária Municipal de Cultura, Mônica Debs, flagrada exclusivamente pelo CORREIO de Uberlândia.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)

talvez você goste