𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Tapa na Pantera

Tapa na Pantera
 Brasil
2006 •  cor •  3 min 
Direção Esmir Filho
Mariana Bastos
Rafael Gomes
Elenco Maria Alice Vergueiro
Género ficção
Idioma português

Tapa na Pantera é um curta-metragem brasileiro de ficção produzido em 2006 e dirigido por Esmir Filho, Mariana Bastos e Rafael Gomes. O filme conta a história de uma senhora usuária de maconha há trinta anos e que fala sobre suas experiências com a droga. É protagonizado pela atriz Maria Alice Vergueiro, com produção da Substância Filmes/Ioiô Filmes, edição de Rafael Gomes e fotografia de Esmir Filho e Mariana Bastos. O título do curta se deve ao fato de a personagem explicar que fumar maconha é como dar um "tapa na pantera": o animal se encontra quieto e de repente desperta. Segundo a Maria Alice , a expressão já existia e era usada nos anos 60 e a personagem interpretada por ela seria justamente o inverso da imagem que temos de pessoas idosas conservadoras.[1] Tapa na Pantera foi apresentado no 14° Festival de Gramado, na categoria independente.

Repercussão

O curta obteve grande sucesso na internet em menos de uma semana, quando foi colocado no site YouTube sem a permissão dos autores. Nesse curto tempo, foi assistido por cerca de 235 mil internautas.[1] O sucesso explica-se pelo humor contido no filme, como quando a personagem declara que fuma no cachimbo porque o que faz mal não é a droga em si, e sim o papel; assim como outros momentos em que a atriz Maria Alice Vergueiro interpreta a senhora em estado de êxtase. A personagem foi criada pela atriz. No YouTube, muitos pensaram que o vídeo era verídico. O sucesso foi tanto que os produtores realizaram outros vídeos, também incluídos no YouTube. Em um, a personagem fala com uma amiga se ela viu o vídeo no YouTube e fala também para deixarem recados em seu perfil, falso, no orkut. Falso porque a personagem declara não possuir computador, uma ironia demonstrada pelo fato de ela fazer sucesso, justamente, por esse meio.

Notas e referências

  1. 1,0 1,1 «Atriz de Tapa na Pantera se sente musa cult». Consultado em 22 de agosto de 2006. Arquivado do original em 27 de agosto de 2006 

Ligações externas

talvez você goste