𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Suez (empresa)

Suez foi um grupo industrial franco-belga, um dos líderes mundiais nas áreas de energia elétrica, gás, água e saneamento. O grupo fundiu-se em 2008 com a Gaz de France, dando origem à GDF Suez (actualmente Engie) e à Suez Environnement.

O grupo originou-se da Compagnie universelle du canal maritime de Suez, criada em 1858 por Ferdinand de Lesseps, para construir e explorar o canal de Suez. O canal de 160 km, entre o mar Mediterrâneo e o mar Vermelho, foi inaugurado em 1869.

Em 1956, o canal foi nacionalizado, por decisão do presidente egípcio Gamal Abdel Nasser, e o patrimônio da Compagnie no Egito foi transferido para a Suez Canal Authority, uma agência estatal egípcia, o que resultou na crise de Suez. Após a intervenção da ONU, o governo egípcio concordou em pagar milhões de dólares aos acionistas da companhia, que tinha a concessão para explorar o canal até 1968.[1] Renomeada Compagnie financière de Suez em 1958, a companhia diversificou seus investimentos em diversos setores da economia.

Referências

  1. LEFEBVRE, Denis. Les secrets de l'expédition de Suez, éd. Perrin, 2010

Ligações externas

Ícone de esboço Este sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

talvez você goste