Suasa foi uma antiga cidade romana localizada na actual comuna de Castelleone di Suasa, na província de Ancona, na localidade Pian Volpello, na margem direita do rio Cesano.
História
A sua fundação data do início do Predefinição:-séc, quando os Romanos, após a batalha de Sentino (295 a.C.), iniciaram a povoação da região Campo Gálico (território assim designado pela presença precedente dos gauleses sênones, correspondente às modernas províncias de Pesaro e Urbino e Ancona) com numerosas cidades como a de Suasa e adjacentes, como Sentino (Sassoferrato), Fórum Semprônio (Fossombrone), Ostra, Sena Gálica (Senigália), Fano de Fortuna (Fano).
Durante o Predefinição:-séc, Suasa torna-se-ia município, adquirindo maior autonomia administrativa e política. Já no século I, torna-se monumentalizada com a construção dos maiores edifícios públicos até agora conhecidos: o anfiteatro, o teatro e o fórum comercial. Dois séculos depois, assiste-se a um gradual declínio devido à crise económica e demográfica que assolava a península itálica. A 409 é atravessada pelo rei visigótico Predefinição:Lknb, na sua deslocação para Roma, por ocasião do célebre saque.
Escavações
A 2007, a povoação encontra-se em escavações regulares, desde 1987, por parte do departamento de arqueologia da Universidade de Bolonha. Até à data, já foram reveladas numerosas estruturas públicas e privadas: o anfiteatro, o teatro, a Casa dos Coiedos (Domus dei Coiedii), uma residência tardo republicano adjacente, o fórum, a rua principal (cardo máximo), e a necrópole.
Bibliografia
- POLVERARI, Alberto, Castelleone di Suasa, 1 Vicende storiche, ed. Tecnostampa, 1984
- LEPORE, Giuseppe, Santa Maria in Portuno nella valle del Cesano, ed. Ante Quem, ISBN 88-7849-016-4