Este artigo não cita fontes confiáveis. (Novembro de 2020) |
Sthula sharira (corpo físico ou corpo denso) é, na teosofia e em algumas correntes rosacrucianas, um dos princípios que formam o homem.
Na teosofia, é usada com mais frequência a expressão sthula sharira (em sânscrito: sthula, grosseiro; sharira, apodrecer) para designar o 1º princípio na constituição setenária do homem, o mais denso na constituição humana.
Algumas correntes rosacruzes baseadas nas idéias de Max Heindel (que foi também teósofo), como é o caso da Fraternidade Rosacruz, aceitam uma constituição tríplice do Homem, e neste caso usam a expressão corpo denso. Assim, diz-se que o homem é um Espírito tríplice, possuindo uma mente que governa o tríplice corpo. Assim, o Espírito Divino emana de si o corpo denso extraindo como alimento a Alma consciente; o Espírito de Vida emana de si o corpo vital, extraindo como alimento a Alma intelectual; e finalmente, o Espírito Humano emana de si o corpo de desejos, extraindo como alimento a Alma Emocional.
Além disto, outras correntes rosacruzes, como é o caso da Fraternitas Rosicruciana Antiqua, preferem propor uma constituição humana formada por três princípios: corpo, alma e espírito.
Ver também
Ligações externas
- Os Sete Princípios do Homem[ligação inativa] de Annie Besant
- Encyclopedic Theosophical Glossary by G. de Purucker