𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Steve Jones (biólogo)

Predefinição:Sem notas

Steve Jones
Steve Jones (2012)
Nascimento 24 de março de 1944 (80 anos)[[Categoria:Predefinição:Categorizar-ano-século-milénio/1]]
Aberystwyth
Prêmios Prêmio Michael Faraday (1996)
Campo(s) Biologia

Steve Jones (Aberystwyth, 24 de março de 1944) é um professor de genética britânico, diretor do departamento de biologia da University College London. Seus estudos são conduzidos no laboratório Galton. Também é apresentador de televisão e premiado autor na área biológica, especialmente sobre a evolução, sendo um dos mais populares escritores sobre este tema, que aborda de modo simples e humorado.

Biografia

Jones nasceu em Aberystwyth, Wales, e graduou-se na University of Edinburgh e na University of Chicago. Muitas de suas pesquisas se deram sobre o caracol e as pistas que sua anatomia podem trazer sobre a biodiversidade e a genética. Seu livro In the Blood (literalmente: No Sangue) explora, confirma e desmascara muitas vezes algumas das convicções sobre hereditariedade e genética. Os tópicos abordados incluem assuntos como "tribos perdidas", famílias reais européias e hemofilia.

Em 1996 ganhou da Royal Society o prêmio Michael Faraday por "suas numerosas contribuições, numa extensa gama de obras de ciência compreensível ao público, em áreas como a evolução e variedade humana, raça, sexo, doenças hereditárias e manipulação genética em seus muitos programas de rádio e televisão, conferências, livros populares de ciência e coluna científica regular no The Daily Telegraph e contribuições em outras midia jornalísticas".

É um Membro Distinto da British Humanist Association. Foi premiado com o segundo Irwin Prize como Secularista do Ano pela National Secular Society em 7 de outubro de 2006.

Visão do criacionismo

Jones declarou que o criacionismo é anticientífico" e criticou criacionistas como Ken Ham. Sugeriu, em entrevista num programa radiofônico da BBC Radio Ulster em 2006 que aquele criacionista deveria perder a condição de doutor em medicina porque "todas as suas afirmações (criacionistas) caem diante o todo da ciência" e afirmou mais adiante que nenhum biólogo sério pode acreditar na criação bíblica.

Bibliografia

Books by Steve Jones

Artigos de Steve Jones

Artigos sobre Steve Jones

Televisão

Steve Jones apresentou a série televisiva In the Blood, em seis capítulos, sobre genética humana, em 1996.

Citação

  • "A evolução está para as ciências sociais como as estátuas para as aves: uma conveniente plataforma na qual depositam idéias mal-digeridas." (Tradução livre para: "Evolution is to the social sciences as statues are to birds: a convenient platform upon which to deposit badly digested ideas.")

Ligações externas

Predefinição:Prêmio Michael Faraday

Ícone de esboço Este sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

talvez você goste