Starost(a) é um título para uma posição oficial ou não oficial de liderança que foi usado em diversos contextos ao longo da história eslava. Pode ser traduzido como 'ancião'.
- No início da Idade Média o starosta era o chefe de uma comunidade eslava; na Rússia a palavra foi utilizada até o início do século XX para designar o líder eleito da obshchina.
- A partir do século XIV através do período da República das Duas Nações até as partições da Polônia em 1795, o starosta era um oficial real. Havia diversos tipos de starosta:
- starosta generalny era o cargo da administração de uma prowincja: ou o representante do Rei ou do Grão-duque ou uma pessoa diretamente na função.
- starosta grodowy ao nível de condado (powiat) era um cargo responsável por fiscalizar os impostos, a polícia e os tribunais e ele era responsável pela execução das sentenças judiciais.
- starosta niegrodowy era o zelava pelas terras da Coroa
- Na Galícia e Bukovina sob o governo da Áustria, um starosta supervisionava a administração do condado.
- Na Polônia entre 1918 e 1939 e 1944-1950 o starosta era o chefe da administração do powiat, subordinado ao voivoda
- Na Polônia desde 1 de janeiro de 1999 o starosta tem sido o chefe do executivo (zarząd powiatu) e o chefe da administração (starostwo powiatowe) do powiat, sendo eleito pelo conselho do powiat (rada powiatu).
- O starosta é o mestre de cerimônias na tradicional Cárpato-Rusin e nos casamentos poloneses. [1]
- O starosta era o chefe de diversas comunidades: starosta da igreja, artel starosta, etc.
- Na República Tcheca e Eslováquia, starosta é o título do prefeito de uma cidade ou vila (prefeitos das maiores cidades usam o título de primátor).
- Na Lituânia desde 1991, starosta é o título do chefe de uma província.