𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Baltimore Orioles

Disambig grey.svg Nota: Se foi redirecionado(a) para esta página e não é a que procura, consulte: St. Louis Browns (desambiguação).

Predefinição:MLB infobox Os Baltimore Orioles são um time profissional de baseball, localizado em Baltimore, Maryland, nos EUA. Eles são membros da Divisão Leste da American League da Major League Baseball. Uma das oito franquias iniciais da American League, em 1901 atuou seu primeiro ano em Milwaukee, Wisconsin, sob o nome de Milwaukee Brewers, depois mudando-se para St. Louis, tornando-se o St. Louis Browns. Após 52 anos em St. Louis, os Browns mudaram-se para Baltimore em 1954 e adotaram o nome de Orioles, como uma homenagem à ave oficial do estado de Maryland. Apelidos para o time incluem os O's e os Birds. Desde 1992, costuma mandar suas partidas no Oriole Park at Camden Yards.

O maior período de sucesso dos Orioles foi entre 1964 e 1983, vencendo sete vezes a Divisão (1969–1971, 1973–1974, 1979 e 1983), seis vezes a American League (1966, 1969–1971, 1979 e 1983), três World Series (1966, 1970 e 1983) e quatro MVPs (3B Brooks Robinson 1964, OF Frank Robinson 1966, 1B Boog Powell 1970 e SS Cal Ripken Jr. 1983).

História

Nos anos de 1890, um outro Baltimore Orioles incluiu vários jogadores no Hall da Fama.

Em 1901, Baltimore e John McGrew foram premiados com a expansão da franquia na American League, mas o time foi sacrificado em favor de uma franquia na cidade de Nova Iorque, já que o time foi transferido para Nova Iorque em 1903. Depois de algumas dificuldades no começo, o time se tornou a franquia mais vitoriosa do baseball, o New York Yankees.

Como um membro de menor nível da International League, os Orioles jogaram na atual divisão AAA entre 1903 e 1953. Os Orioles da IL ganharam nove vezes a liga, primeiro em 1908, seguido de uma sequência entre 1919 e 1925 e, depois em 1944, seguido da perda de seu estádio, o Oriole Park, devido a um incêndio na metade da temporada. O resto da temporada foi disputada no Municipal Stadium, chamando a atenção da liga e criando uma oportunidade para o time na major league. Graças ao estádio maior, dez anos depois, o time entrou na MLB.

Prévia do Sucesso (1954–59)

Após o início da campanha de 1954 com dois jogos contra os Tigers, em Detroit, os Orioles voltaram para Baltimore em 15 de Abril para um desfile de boas-vindas ao longo das ruas da cidade, com uma estimativa de 350 mil espectadores ao longo do percurso. Em sua estréia no Memorial Stadium os Orioles venceram o Chicago White Sox por 3-1, para um público de 46.354 espectadores. O restante da temporada não seria tão empolgante, com a equipe atingindo 100 derrotas, ficando apenas três jogos da última posição. Com os investidores frustrados com a campanha e insatisfeitos por outra sétima posição, Clarence Miles renunciou em novembro de 1955. O promotor imobiliário James Keelty Jr. o sucedeu como presidente com o banqueiro Joseph Iglehart como novo presidente do conselho.

As sementes do sucesso a longo prazo foram plantadas em 14 de setembro de 1954, quando os Orioles contrataram Paul Richards para ser gerente do time e gerente geral. Ele lançou as bases para o que alguns anos mais tarde seria chamado o 'Oriole Way. A instrução dos fundamentos do baseball se tornou uniforme em cada detalhe dentre todas as classes dentro da organização. Os jogadores foram pacientemente treinados até atingirem certo nível, em vez de serem levados às pressas para o próximo nível.

Para o restante da década de 1950, os Orioles mantiveram boas campanhas mas sem resultados expressivos. Infelizmente, Richards também tinha a tendência de gastar dinheiro em jogadores de habilidade duvidosa. Isso se tornou um grande problema dentro do time.

A solução veio em 5 de Novembro de 1958, quando Lee MacPhail foi nomeado gerente geral, permitindo que Richards se concentrasse em suas tarefas na gestão do time. MacPhail adicionou muita disciplina aos olheiros, estabelecendo avaliadores para determinar quais promessas eram dignas de um contrato. Ele também aceitou o cargo de presidente, quando Keelty renunciou em Dezembro de 1959.

Candidatos à liga (1960-65)

Um mês antes do final da temporada de 1961, Richards renunciou ao cargo de capitão para se tornar o gerente geral da expansão do Houston Colt 45s. Um ano antes ele colocou os Orioles como um concorrente legítimo quando eles estavam no topo da classificação da AL, terminando depois na segunda colocação.

Em 1964, os Orioles, liderados por Hank Bauer em seu primeiro ano de gestão do time, estiveram envolvidos em uma disputa acirrada contra os Yankees e o White Sox. Eles terminaram em terceiro, com um recorde de 97-65, apenas dois jogos fora.

A compra da CBS de uma participação maioritária nos Yankees em 9 de Setembro do mesmo ano resultou em uma mudança na situação em Baltimore. Iglehart, o maior acionista dos Orioles e proprietário de uma quantidade considerável do estoque da CBS, endireitou suas questões de conflito de interesse em 25 de Maio de 1965, vendendo suas 64 mil partes no time para a National Brewing Company, um dos originais investidores da equipe, que finalmente tinha controle acionário de 65%. O presidente da cervejaria, Jerold Hoffberger, tornou-se o novo presidente do conselho. Com o benefício de uma associação de talento profundo e olheiros superiores, a franquia continuou a melhorar seu nível na liga principal. Em 9 de Dezembro de 1965, os Orioles negociaram o pitcher Milt Pappas com os Cincinnati Reds em troca de Frank Robinson. Essa troca representou uma melhora na produção da equipe.

Anos de Glória (1966-83)

Na década de 1960, os Orioles lançaram um grande número de jogadores e treinadores de alta qualidade e criaram a base para duas décadas de sucesso. Este período incluiu dezoito temporadas vencedoras consecutivas (1968-1985) -— uma corrida sem precedentes que viu os Orioles se transformarem na inveja da liga, e a equipe mais vencedora no baseball.

Durante este período, os Orioles jogaram baseball na Oriole Way. A Oriole Way foi a crença de que o trabalho duro, profissionalismo e uma forte compreensão dos fundamentos foram as chaves para o sucesso do alto nível da equipe. Foi baseada na crença de que, se cada treinador, em todos os níveis, ensinasse o jogo da mesma forma, a organização poderia produzir "peças de reposição", que poderiam ser substituídas no clube, com pouco ou nenhum ajuste.

A Oriole Way começou a florescer em 1966, depois da troca de Robinson por Pappas. Com isso, os Orioles facilmente venceram o Los Angeles Dodgers na World Series de 1966. Depois de uma temporada medíocre em 1967, Hank Bauer seria substituído por Earl Weaver em 1968. Nesse ano, os Orioles terminariam na segunda posição da American League. Isso seria apenas um prelúdio para 1969, quando os Orioles venceram 109 partidas e facilmente venceram o título da recém criada Divisão Leste da American League. Depois de facilmente vencer o Minnesota Twins nas finais da American League, Baltimore ficou chocado quando perdeu para o New York Mets em cinco jogos na World Series. No ano seguinte, os Orioles venceram 108 partidas. Depois de novamente bater os Twins nas finais, os Orioles venceram a World Series de 1970, ao derrotar o Cincinnati Reds em cinco jogos.

Em 1971, os Orioles venceram novamente a Divisão. Depois de derrotar o jovem Oakland Athletics nas finais da American League, os Orioles perderiam uma emocionante World Series de sete jogos para o Pittsburgh Pirates. Baltimore ficaria de fora dos playoffs de 1972, mas se recuperou com o título da Divisão em 1973 e 1974. Nesses anos, o time foi derrotado por Oakland nas finais da AL. O título da Divisão só viria novamente em 1979, graças ao esforço de seus arremessadores Ken Holtzman e Mike Flanagan. Os Orioles derrotaram o California Angels nas finais da AL, mas novamente perderam para Pittsburgh na World Series. Essa derrota foi o início para um período sem títulos de Baltimore.

Esse período triste só acabaria em 1983, quando Earl Weaver se retirou de seu cargo de gerente, dando lugar a Joe Altobelli. Nessa temporada os Orioles venceram a Divisão após 98 vitórias, graças ao MVP Cal Ripken Jr.. Os Orioles derrotaram o Chicago White Sox nas finais da AL graças a um home run de Tito Landrum na 10ª entrada do jogo decisivo. O título da World Series viria após cinco jogos contra o Philadelphia Phillies.

Últimas temporadas no Memorial Stadium (1984-91)

Após vencer a World Series de 1983, os Orioles passaram os cinco anos seguintes em um declínio profundo, terminando a temporada de 1986 na última posição pela primeira vez desde a mudança para Baltimore. O time chegou ao fundo em 1988, quando começou a temporada com 0-21, culminando com 107 derrotas e a pior marca do ano. Os Orioles surpreenderam no ano seguinte, passando a maior parte do verão na primeira posição, até Setembro, quando o Toronto Blue Jays os ultrapassaram e venceram a Divisão. Os Orioles deram adeus ao Memorial Stadium, a casa do time por 38 anos, ao final da temporada de 1991.

Primeiras temporadas no novo estádio (1992-97)

Em 1992, o Baltimore Orioles passou a mandar seus jogos no Oriole Park at Camden Yards. No ano seguinte, o estádio foi sede do All-Star Game. Porém, o time não conseguiu resultados expressivos, sem ao menos vencer sua Divisão.

Em 1996, apresentou-se uma temporada promissora, mas, mais uma vez, o time não venceu a Divisão. No ano seguinte, os Orioles dominaram a Divisão, permanecendo em primeiro do início ao fim, porém, nos playoffs, perdeu a final da American League para o Cleveland Indians.

Futilidade: Tempos Atuais (1998-presente)

Após o sucesso da franquia no ano de 1997, o ano de 1998 pareceu promissor, porém as expectativas não se cumpriram e o Baltimore Orioles não vingou. As temporadas pouco expressivas continuaram até o final do século e permaneceram pela primeira década do novo século.

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Baltimore Orioles
Ícone de esboço Este sobre beisebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

talvez você goste