𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Solar dos Oliveira

Predefinição:Sem notas Predefinição:Info/Edifício O Solar dos Oliveira é uma antiga residência de Montes Claros, em Minas Gerais, tombada pelo Patrimônio Histórico no Decreto n°1761 de 28 de setembro 1999. Foi construído em 1856 pelo capitão José Rodrigues Prates, 24 anos após a emancipação do município. É situado na rua Cel. José Rodrigues Prates,[1] onde funcionavam, em 1896, as coletorias das rendas federais, estaduais e municipais. Nos salões do segundo piso do casarão eram realizadas grandes celebrações e, em noites com a lua bonita, serenatas que eram ouvida pelas ruas de Montes Claros.[2]

História

Na década de 20, o antigo Solar dos Oliveiras, que inicialmente se chamava Solar dos Prates, atualmente chamado de Solar dos Sertões,[2] abrigou o jornal Gazeta da Cidade. Em 2007, o solar foi adquirido pelo Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA/NM) para abrigar a sua Sede e pretende preservar a construção colonial. O casarão ainda guarda vestígios que contam a história do casarão e sua ocupação: azulejos hidráulicos, pinturas e revestimentos preservados da construção original do século XIX ou das interferências pelas quais a construção passou ao longo do tempo.[1]

Referências

  1. 1,0 1,1 Hespanhol Torres, Cibelih. (2 de Dezembro de 2016). CAA/NM dá prosseguimento à restauração do Solar dos Sertões. Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA/NM)
  2. 2,0 2,1 (2011). Atlas Escolar, histórico, geográfico e cultural do município de Montes Claros - MG. p78. Secretaria Municipal de Educação. Lição de Cidadania.
Wiki letter w.svg Este é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

talvez você goste