𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Sitalces

Mapa dos Bálcãs em 430 a.C., mostrando o reino Odrísio e a Trácia

Sitalces Predefinição:Nwrap foi um dos maiores reis trácios odrisianos. Filho de Teres I, após a morte de seu pai em 431 a.C. conquista o trono.

Sitalces herdou um reino pequeno, porém com uma combinação de coragem e sabedoria, ele expandiu o seu reino, governando seus súditos com equidade, sendo um soldado corajoso nas batalhas e um hábil general, e prestando atenção nas suas receitas.[1] Em pouco tempo, o Reino Odrísio da Trácia compreendia-se por toda a região de Abdera no sul até os montes do Danúbio ao norte, e de Bizâncio ao leste até a fonte do Rio Estrimão no oeste.

No começo da Guerra do Peloponeso ele entrou em aliança com Atenas. Em 429 a.C. invadiu a Macedônia (até então governada por Pérdicas II) com um exército vasto que incluía tribos trácias independentes como os díos, os peônios, os agrianos e os leeos, mas foi obrigado a retirar-se devido à falta de provisões. Foi morto em 424 a.C. por trácios tribálios.

Ao final de seu reinado, ele controlava um território maior que qualquer antecessor seu no reino da Trácia:[1] a faixa costeira do seu reino ia do território dos abderites até o Rio Ister, uma distância que a pé, levaria treze dias para ser percorrida,[2] com uma receita anual maior que mil talentos[2] e uma força militar de mais de 120 000 soldados de infantaria e 50 000 de cavalaria.[3] Sitalces foi sucedido por Seutes I.

Referências

  1. 1,0 1,1 Diodoro Sículo, Biblioteca Histórica, Livro XII, 50.1
  2. 2,0 2,1 Diodoro Sículo, Biblioteca Histórica, Livro XII, 50.2
  3. Diodoro Sículo, Biblioteca Histórica, Livro XII, 50.3

talvez você goste