𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Serra do Estêvão

Serra do Estêvão e estrada de acesso ao distrito de Dom Maurício.

A Serra do Estêvão é uma pequena cadeia montanhosa com aproximadamente 24 km de comprimento por 10 km de largura localizada na região central do estado do Ceará. Funciona como divisor de águas entre as bacias hidrográficas dos rios Sitiá e Choró.

Apesar do clima tropical quente semi-árido, possui temperaturas mais amenas e pluviometria maior que as regiões circuvizinhas devido sua altitude. Isto faz com que possua fontes d'água permanentes mesmo em secas prolongadas. A vegetação predominante nas maiores altitudes é a caatinga caducifólia espinhosa, caracterizada pela existência de árvores de grande porte que perdem as folhas durante a estação seca que vai de junho a janeiro.[1]

Capela de São José e Mosteiro.

Embora distribuída pelos territórios dos municípios de Quixadá e Choró, a maior parte pertence ao primeiro. É na Serra do Estevão que está localizada a sede do distrito de Dom Maurício, pertencente ao município de Quixadá. É também nessa serra que localiza-se o ponto culminante do município, com 755 m de altitude e a nascente do Rio Sitiá.

A origem exata do seu nome é desconhecida, no entanto, segundo uma tradição local, Estêvão seria o nome do primeiro ocupante das terras da serra. Esta tradição está baseada no fato de que é bastante comum a transmissão ao lugar do nome de seu primeiro proprietário. A primeira referência documental da localidade é o "auto de assinação de patrimônio da Câmara de Quixeramobim" de 15 de junho de 1789, que determinava as formas de uso e distribuição de terras, bem como a cobrança de taxas municipais.

Notas e Referências

  1. Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - FUNCEME.

talvez você goste