A Serra da Arada é uma elevação de Portugal Continental, com 1120 metros de altitude, cota esta obtida no Alto das minas de chãs. Localiza-se, em Aveiro. Noroeste da localidade de São Pedro do Sul[1], de onde está a cerca e 10 quilómetros de distância e em cujo concelho se situa maioritariamente fazendo ainda parte do concelho de Arouca.
Faz parte do Maciço da Gralheira. Situa-se na transição da Beira Litoral para a Beira Alta.
Com início na falha geológica da linha do Rio frades e rio teixeira de onde se separa da serra da Freita estende-se a norte ao longo de várias elevações acima de 1000 metros até ao rio Paiva, comportando várias aldeias históricas de Portugal com construções de xisto, de onde se destacam a Aldeia da Pena, Drave e o Fujaco entre outras.
A cerca de mil metros de altitude, encontra a famosa Garra, uma encosta montanhosa esculpida pela água, que faz lembrar a garra gigantesca de uma ave. A primavera é a melhor altura para apreciar a vista, pois a Garra fica coberta de carqueja e urze e parece pintada de amarelo e rosa.
Referências
- ↑ Serra da Arada in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-06-29 06:24:03]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/$serra-da-arada