Scat é uma técnica de canto criada por Louis Armstrong que consiste em cantar vocalizando tanto sem palavras, quanto com palavras sem sentido e sílabas (por exemplo: «la dum ba dum pa»), como usado por cantores de jazz, os quais criam o equivalente de um solo instrumental apenas usando a voz.
Scat é ainda a denominação de um instrumental vocal. Enquanto o uso de sílabas sem sentido durante o canto define scat, cantar scat é distinguido pelo fato que, em vez de usar sons para reproduzir exatamente uma linha melódica, improvisações são feitas com a melodia e com o ritmo, como em outras improvisações de jazz.[1] O vocalista da banda de Nu-Metal Korn, Jonathan Davis, é conhecido pelo uso recorrente da técnica em suas músicas. Outro músico que usava esta técnica foi o cantor conhecido por Scatman John, que fazia a peculiar e bem-sucedida mistura da técnica de scat singing com dance music.
Referências
- ↑ Ronaldo Evangelista (11 de outubro de 2007). «Roberta Gambarini traz seu jazz improvisado ao Tim Festival». Folha de S.Paulo. Consultado em 19 de março de 2014