Savage Garden | |
---|---|
Darren Hayes, vocalista do Savage Garden | |
Informação geral | |
Origem | Brisbane, Queensland |
País | Austrália |
Gênero(s) | Pop rock, soft rock |
Período em atividade | 1994–2001 |
Gravadora(s) | Village Roadshow, Columbia, Sony Music |
Integrantes | Darren Hayes Daniel Jones |
Página oficial | savagegarden |
Savage Garden foi uma banda australiana de estilo pop rock, composta pelo vocalista Darren Hayes e o instrumentista Daniel Jones.
Formada em Brisbane, Queensland, a dupla alcançou sucesso internacional no final dos anos 1990 e início dos anos 2000, com dois álbuns que alcançaram o topo da lista de vendas na Austrália e venderam mais de 20 milhões de cópias ao redor do mundo.[1]
Carreira
1993-1994: Formação
Em 1993, Darren Hayes respondeu a um anúncio em um jornal de Brisbane, que procurava um vocalista para uma banda chamada Red Edge, que tinha entre os integrantes o multi-instrumentista Daniel Jones.
Aprovado no teste vocal, Darren passou a fazer parte da banda. No entanto, após certo tempo, a banda dissipou-se e Darren e Daniel resolveram seguir como uma dupla, que foi batizada de Savage Garden. O nome é uma referência a um trecho do livro da autora norte-americana Anne Rice, intitulado "O Vampiro Lestat", na qual diz que "a mente de cada ser humano é um jardim selvagem".
1995-1998: Savage Garden
A dupla gravou suas primeiras demos entre 1994 e 1995, conseguindo um contrato com uma gravadora local, a Roadshow Music. O primeiro single "I Want You" foi lançado em meados de 1996 e logo tornou-se um imenso sucesso, sendo o mais vendido na Austrália naquele ano. Assim, a dupla assinou contrato com a Columbia Records e gravou seu primeiro disco, com o produtor Charles Fisher.
O segundo single, intitulado "To The Moon & Back" foi lançado no fim de 1996 e atingiu o topo da parada australiana. O single subsequente "Truly Madly Deeply" tornou-se o mais vendido do ano de 1997 no país.
Ainda em 97, a dupla assinou com a Sony Music e iniciou uma exitosa carreira internacional, emplacando diversos singles de seu primeiro álbum, intitulado Savage Garden, nas paradas. Já em 1998, o hit "Truly Madly Deeply" chegou ao topo da Billboard americana.
1999-2000: Affirmation
Em 1999, Darren muda-se para Nova York, enquanto Daniel continuou em Brisbane. Na cidade estadunidense, o vocalista escreveu as canções do segundo álbum da banda, intitulado Affirmation, que saiu no começo do ano 2000.
O primeiro single deste novo trabalho foi a faixa "I Knew I Loved You", que garantiu o segundo #1 da dupla nos Estados Unidos[2]. Logo depois, a banda lançou os singles "Crash and Burn" e "Affirmation", que também foram sucesso internacional.
Ainda no mesmo ano, a banda esteve em turnê mundial com o mega show Superstars and Cannonballs, que foi lançado em DVD e VHS. Ela também apresentou-se na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Verão de 2000 em Sydney[3], na Austrália, e lançou os singles "Chained To You" e "Hold Me".
2001-2002: Separação
Em março de 2001, após o lançado do single "The Best Thing", a banda anunciou uma pausa nas atividades, enquanto o vocalista Darren Hayes passava a dedicar-se à gravação de seu primeiro álbum solo. No entanto, em outubro do mesmo ano, foi anunciado em um jornal de Brisbane o fim do Savage Garden.
Apesar de diversas especulações sobre a separação da dupla, segundo Hayes o real motivo foi que Daniel Jones desistiu da banda, por estar cansado da exposição e da rotina de turnês mundiais e entrevistas que o sucesso exigia.[4]
Após o término da banda, Jones continuou como produtor musical na Austrália, tendo trabalhado com diversos artistas locais, enquanto Darren Hayes seguiu como cantor solo, tendo lançado o seu primeiro álbum Spin em março de 2002, alcançando grande êxito com o single "Insatiable".
Coletâneas
Em 2005, foi lançada pela Sony BMG a coletânea Truly Madly Completely: The Best of Savage Garden, contendo os maiores êxitos da banda e duas novas canções solos de Darren, entre elas o single "So Beautiful", que atingiu o #7 da parada australiana.
The Singles
Em 15 de maio de 2015, foi anunciado que os dois álbuns da banda seriam relançados na Austrália e Nova Zelândia, em 12 de junho, via uma parceria com a Universal Music. Edições Deluxe de ambos os álbuns, "Savage Garden" e "Affirmation", foram disponibilizadas nas lojas junto com uma nova coletânea intitulada "The Singles", contendo todos os singles lançados durante a carreira da banda. A coletânea incluiu também uma faixa rara intitulada "She", originalmente uma demo de 1994.
"Savage Garden: The Singles" também acompanhou um DVD bônus contendo todos os videoclipes da banda, incluindo versões australianas destes, nunca lançadas comercialmente antes. As edições deluxe dos dois álbuns da banda incluiu faixas bônus com remixes e raridades da época. Em janeiro de 2016, a coletânea foi lançada mundialmente.
Em dezembro de 2018, foi revelado que a Sony Music readquiriu o catálogo completo da banda, e também dos dois primeiros álbuns solo do vocalista Darren Hayes.[5]
Em 2020, perguntados sobre um eventual retorno da dupla, Darren Hayes e Daniel Jones afastaram qualquer possibilidade: "Simplesmente não temos mais amizade ou relação de trabalho", disse Jones.[6]
Discografia
Para mais informações, ver Discografia de Savage Garden.
- Álbuns de estúdio
- Savage Garden (1997)
- Affirmation (1999)
- Coletâneas principais
- Truly Madly Completely: The Best of Savage Garden (2005)
- The Singles (2015)
Ligações Externas
Referências
- ↑ Savage Garden's Darren Hayes on Behind-The-Scenes (em inglês) Billboard. Pesquisa em 15/10/21
- ↑ Savage Garden Bio (em inglês) 16/10/11
- ↑ Sydney se despede das Olimpíadas com grande festa BBC Brasil. Pesquisa em 15/10/21
- ↑ Daniel Jones opens up on split up Mail online. Pesquisa em 19/02/16
- ↑ Savage Garden's Catalogue Snapped Up By Sony Music (em inglês) Billboard. Pesquisa em 06/01/19
- ↑ Darren Hayes’ brutal response to calls for a Savage Garden reunion (em inglês) QNews. Pesquisa em 17/02/21