𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Saudi Aramco

Saudi Arabian Oil Company
Complexo sede da Saudi Aramco em Dhahran
Pública
Atividade Petróleo e Gás
Fundação 1933 (91 anos)
Sede Dhahran, Arábia Saudita
Pessoas-chave Amin H. Nasser (CEO)
Empregados 56,066 (2011)[1]
Produtos Petróleo e derivados
Faturamento 355,9 bilhões USD (2018)[1]
Website oficial www.saudiaramco.com

A Saudi Aramco (árabe: ارامكو السعودية ), oficialmente Saudi Arabian Oil Company, anteriormente conhecida como Aramco (Arabian-American Oil Company) é a companhia petrolífera estatal com sede em Darã na Arábia Saudita sendo a maior companhia do ramo do mundo em termos de reservas de óleo cru e de produção. O valor da Saudi Aramco foi estimado em até 2 trilhões de dólares dos EUA no Financial Times. [2][3][4]

Baseada em Dhahran, a Saudi Aramco opera também a maior rede mundial de hidrocarbonetos, a Master Gas System. Formalmente, é conhecida como Aramco, acrónimo em inglês de Companhia Petrolífera Américo-saudita. Amin H. Nasser é o presidente da multinacional saudita.

Entrada em bolsa

Em dezembro de 2019, a Saudi Aramco protagonizou a maior entrada de sempre em bolsa, conseguindo levantar 25,6 bilhões de dólares. A empresa fica avaliada em 1,7 trilhões de dólares, tornando-se na empresa mais bem avaliado do mundo após superar a Apple.

A Saudi Aramco colocou 1,5% do seu capital social, com dois terços destinado a investidores institucionais e o restante para particulares[5].

Parceria global com a Fórmula 1

Em 2019, a Aramco anunciou uma "parceria global de longo prazo" com a maior categoria de automobilismo do mundo, a Fórmula 1.[6] Contudo, o anúncio gerou muita polemica uma vez que a companhia saudita é uma das maiores poluidoras do mundo e a FIA assinou um compromisso de zerar suas emissões de carbono na F1 até 2030.

Ver também

Referências

Ligações externas

Predefinição:Empresas petrolíferas Predefinição:Relações entre Arábia Saudita e Estados Unidos

talvez você goste