Santorio Santorio | |
---|---|
Santorio Santorio (também conhecido como Santorio Santorii, Sanctorius de Pádua e outras combinações destes nomes; Koper, 29 de março de 1561 – Veneza, 22 de fevereiro de 1636) foi um professor, médico e fisiologista italiano. Foi professor em Pádua entre 1611 e 1624, onde realizou diversas experiências sobre temperatura, respiração e peso. Santorio estudou o que ele designou como " perspiração insensível", pioneiro no estudo do metabolismo.
Biografia
Durante trinta anos, Santorio tomou o seu peso e o de todos os alimentos e bebidas que ingeriu, assim como o peso da sua urina e fezes. Ele comparou o peso do que ingeriu com o das suas excreções, verificando que este último era menor. Formulou a sua teoria da "perspiração insensível" de modo a explicar essa diferença. Embora as suas descobertas tivessem pouco interesse científico, é ainda assim reconhecido pela sua metodologia empírica e famoso pela "cadeira-balança" que construiu para a sua experiência.
Santorio inventou alguns aparelhos usados em medicina, como um termómetro clínico e o pulsilogium, a primeira máquina alguma vez usada na história da Medicina, com que seria possível medir o pulso de um paciente. Um século mais tarde, o médico de la Croix usou o pulsilogium para testar a função cardíaca. Santorio também inventou um colchão de água primitivo. Escreveu em 1614 o tratado De statica medicina, que foi publicado cinco vezes até 1737.
Referências
- Santorio Santorio na Science & Society Picture Library.
- The first man/machine interaction in medicine: the pulsilogium of Sanctorius of Padua, J. Levett and G. Agarwal, Medical instrumentation 13 (Jan.-Feb. 1979), #1, 61–63. Abstract at PubMed
- Sanctorius na Columbia Electronic Encyclopedia (via Infoplease.)