𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Samádi

Predefinição:Budismo

Samádi[1] (Predefinição:Lang-sa; samyag, "correto" + ādhi, "contemplação") pode ser traduzido por "meditação completa". No ioga é a última etapa do sistema, quando se atingem a suspensão e compreensão da existência e a comunhão com o universo.[1] No budismo é usado como sinônimo de "concentração" ou "quietude da mente".[2]

Budismo

No cânon em páli o termo é usado como sinônimo de concentração, calma, pacificar a mente.É um dos sete fatores da iluminação, e apresentado como o último elo do Nobre Caminho Óctuplo, "concentração correta"[2] (ou também a seção do mesmo que engloba "plena atenção correta", "concentração correta" e "esforço correto"). Pode referenciar diretamente os Jhanas, estados de absorção.[3]

Há três tipos de samádi:

  • Khaṇika Samādhi - Concentração temporária e frágil.
  • Upacāra Samādhi - Semelhante à anterior, mas com maior duração.
  • Appaṇā Samādhi - Samadhi refinado, neste caso os Jhanas.[4]

Ioga

Segundo Vyasa, "ioga é samádi":[5] controle completo (samādhana) das funções da consciência, que resulta em vários graus de aquisição interna da verdade (samapātti). A primeira parte dos iogassutras se chama Samādhi-pāda, por ser o samádi seu objeto. O significado da palavra é diferente em outras tradições religiosas hindus, como o hinduísmo e o budismo.

O samádi é o terceiro dos três "tesouros do ioga", ou seja, o fruto colhido pela prática dos demais membros do ashtanga (os oito membros do ioga). Pela observância de yama e niama, pela prática de asanas, pranaiama e pratiaara, e pelo daraná ("concentração estável num único ponto"), se chega ao diana ("meditação") e se pode atingir samádi. Esse capítulo contém o famoso verso "Yogaś citta-vritti-nirodhaḥ" ("Ioga é o freio das modificações mentais" ou "Ioga acalma os distúrbios do mental").[6]

Tipos de samádi

Há dois tipos principais de samádi, a saber: Savikalpa Samadhi (samádi com resíduos de ego) e Nirvikalpa Samadhi (samádi sem resíduos de ego). O iogue que experiencia Savikalpa Samadhi sente-se inundado pela graça da união, do amor, da alegria, da gratidão e da bondade divinas. Sua consciência atinge patamares de conhecimento além do intelecto.

No entanto, o êxtase de união vivenciado não é constante. Graduando-se cada vez mais na vivência de Savikalpa Samadhi, o iogue realiza a consciência de Nirvikalpa Samadhi, que é um estado de infinita beatitude e poder. Ele passa a viver em constante êxtase. Este é o verdadeiro estado iogue, a verdadeira realização em ioga, visto que a consciência individual unificou-se à Brahma.

Entretanto, assim como existem níveis de consciência progressivos para o iogue que realizou Savikalpa Samadhi, para o iogue que realizou Nirvikalpa Samadhi também existem outros níveis que culminarão no Nirvana e além. Para que o iogue consiga permanecer em ininterrupto estado de união e bem-aventurança divinas e, ao mesmo tempo, funcional na vida cotidiana, ele deve buscar com afinco realizar Sahaja Samadhi, o perfeito estado natural da consciência, sendo assim um iogue autolúcido em qualquer situação de sua existência.

Mahasamadhi

Mahasamadhi (literalmente, "grande samádi") é a palavra hindi para a saída consciente do corpo físico por um iogue realizada na hora da sua morte.

Referências

  1. 1,0 1,1 FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2.ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 1 543.
  2. 2,0 2,1 «Budismo Theravada - glossario - Acesso ao Insight». Consultado em 10 de setembro de 2021 . Arquivado 2021-01-23 no Wayback Machine
  3. «Concentração Correta - Acesso ao Insight». Consultado em 10 de setembro de 2021 .
  4. Sabedoria Desenvolve Samadhi - Forest Dhamma |
  5. Pandit, Shilpa Ashok, & Latha Satish. "When does yoga work? Long term and short term effects of yoga intervention among pre-adolescent children." Psychological Studies 59.2 (2014): 153-165.
  6. Radhakrishnan & Moore, p. 454.

Ver também

Erro de script: Nenhum módulo desse tipo "Portal".

talvez você goste