São Francisco do Paraguaçu é uma vila pertencente ao município de Cachoeira, na Bahia, no Brasil. Está localizada às margens da Baía do Iguape, no Rio Paraguaçu.
Topônimo
A palavra "Paraguaçu" tem origem na língua tupi e significa "grande mar" ou "grande rio", através da junção dos termos pará (mar, grande rio) e gûasu (grande).[1] É uma referência ao Rio Paraguaçu.
Patrimônio histórico
Abriga o Convento de Santo Antônio, construído entre os anos de 1658 e 1686[2] e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. No entanto, atualmente esse monumento arquitetônico encontra-se em ruínas.[3]
População
Sua população, formada principalmente por pescadores, sobrevive da pesca artesanal e da pequena agricultura familiar, além do pequeno comércio. São Francisco possui, hoje, uma população de aproximadamente 2 000 habitantes. As festas que mais atraem o público em São Francisco são o natal e o carnaval.
Referências
- ↑ NAVARRO, E. A. Método Moderno de Tupi Antigo. Terceira edição. São Paulo: Global, 2005.
- ↑ Flexor, Maria Helena Ochi. «Igrejas e conventos da Bahia» (PDF). Consultado em 5 de fevereiro de 2013[ligação inativa]
- ↑ «Convento São Francisco do Paraguaçu». Consultado em 5 de fevereiro de 2013