𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

São Bento do Sapucaí

Predefinição:Info/Município do Brasil/São Bento do Sapucaí

Arquivo:Igreja Central SBS.jpg
Igreja Central da cidade de São Bento do Sapucaí
Arquivo:Mapa da cidade São Bento do Sapucaí.png
Mapa geográfico de terras do município de São Bento do Sapucaí
Paisagens Naturais - Pedra do Báu
Arquivo:2007-11-05a.jpg
Estância Climatica Paulista, São Bento destaca com sua cultura, cachoeiras, costumes locais e sua bela Pedra do Báu

São Bento do Sapucaí é um município brasileiro do estado de São Paulo, situado na Serra da Mantiqueira. Localiza-se a uma latitude 22° 41'20" sul e a uma longitude 45° 43' 51" oeste, estando a uma altitude de 886 metros. Sua população, conforme estimativa do IBGE para 2020, era de 10 893 habitantes.[1]

Estância climática

Ver artigo principal: Estância turística

São Bento do Sapucaí é um dos 12 municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Turística, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

História

  • Elevado a freguesia pelo Decreto de 16 de agosto de 1832.
  • Vila pela Lei n.º 23 de 16 de abril de 1858, sendo desmembrada do Município de Pindamonhangaba.
  • Município pela Lei n.º 49 de 30 de março de 1876, nome de São Bento do Sapucaí Mirim para São Bento do Sapucaí.
Igreja Matrizl da cidade de São Bento do Sapucaí
Portal de São Bento do Sapucaí
Praça General Marcondes Salgado Letreiro Turístico

Geografia

Possui uma área de 252,579 km². A densidade demográfica é de 43,07 hab/km².

São Bento do Sapucaí abriga um dos pontos mais altos do estado de São Paulo, o complexo do Baú, que é formado por três montanhas de pedra: Bauzinho, Pedra do Baú e Ana Chata. O local é visitado por muitos turistas durante todo o ano.

Hidrografia

Rodovias

Comunicações

A cidade foi atendida pela Companhia de Telecomunicações do Estado de São Paulo (COTESP) até 1975, quando passou a ser atendida pela Telecomunicações de São Paulo (TELESP)[2], que construiu em 1977 a central telefônica utilizada até os dias atuais. Em 1998 esta empresa foi privatizada e vendida para a Telefônica, sendo que em 2012 a empresa adotou a marca Vivo para suas operações de telefonia fixa[3][4][5].

Turismo

A cidade é pequena, acolhedora e hospitaleira. Por estar na Serra da Mantiqueira e a cerca de 40 km de Campos do Jordão, oferece clima similar.

Repleta de lugares pitorescos, o ponto turístico mais conhecido é a Pedra do Baú. Com cerca de 400m de altura e 1.950 metros acima do nível do mar, o visitante pode subir a pedra através de degraus e grampos que são chumbados com cimento em furos na rocha. Há duas escadas: a da face voltada à cidade de São Bento é mais íngreme, mas oferece o melhor visual. A face voltada para o bairro do Baú é mais serpenteada e por vezes fica úmida por conta da vegetação.

A Pedra do Baú, hoje Monumento Natural Estadual, se encontra em uma composição rochosa, acompanhada de duas outras formações próximas: Bauzinho e Ana Chata. A pedra do Bauzinho é acessível por carro através do Parque MoNa Pedra do Baú. Ao chegar no estacionamento já é possível vislumbrar a beleza da paisagem, o ar frio da Serra da Mantiqueira e a imponência da Pedra do Baú.

No caminho para a Pedra do Baú há a Cachoeira dos Amores, situada em um sítio privado, aonde os donos mantém um camping, e logo acima a Cachoeira do Toldi pode ser vista através de um mirante a beira da rodovia.

Suas igrejas e casas antigas são ao mesmo tempo simples, aconchegantes e bonitas. A Igreja Matriz da cidade foi inaugurada em 1916, sua obra durou mais de 50 anos e foi executada por escravos. Além da Igreja Matriz, a cidade ainda possui várias outras igrejas, como a do Rosário (primeira capela do município), Santo Antônio, São Benedito e Nossa Senhora dos Remédios.

São várias as opções de hospedagem, desde hotéis mais sofisticados, passando por pousadas aconchegantes, pousadas familiares estilo "albergues" ou ainda moradores que alugam quartos para hóspedes.

Cultura

A cultura regional está presente nas mais variadas formas de manifestações religiosas, artísticas e culturais. A cidade preserva vários costumes que são passados de geração a geração como festividades, danças folclóricas, artesanato e gastronomia. Por todos os rincões da cidade encontramos alguém manifestando sua arte no artesanato, seja no uso de madeira, do barro, da fibra de bananeira, palha de milho, fios, etc., sempre respeitando a natureza com sustentabilidade.

A cidade preserva várias tradições, entre elas, a Congada São Benedito e o tradicional Bloco Zé Pereira.

Bloco Zé Pereira

Uma família de bonecos gigantes agitam as ruas da cidade durante o carnaval. Uma cultura introduzida em 1940, por João Cortez que resolveu trazer para São Bento, uma tradição portuguesa introduzida no nordeste brasileiro por fins do século XIX, os famosos bonecos gigantes, que na época homenageava importantes senhores da região. Com essa ideia criou um boneco com nome Zé Pereira, em homenagem ao fundador de São Bento do Sapucaí, Tenente José Pereira Alves, e criou também uma boneca e a batizou de Maria Pereira. João Cortez confeccionou os bonecos por alguns anos, ao se mudar para outra cidade os bonecos passaram a ser feitos por seus sobrinhos José e Antônio Cortez. Os bonecos arrastavam um grupo de foliões que ao som de bumbos e tambores desfilavam pelas ruas de São Bento, fazendo grande sucesso na região. Na Serra da Mantiqueira, São Bento do Sapucaí foi a primeira cidade a adotar essa cultura carnavalesca. Em 1960 João Cortez em visita a São Bento, confeccionou um boneco encomendado por Campos do Jordão, e teve a ajuda de seu sobrinho Bento Cortez. A partir desse ano, Bento Cortez passou a confeccionar os bonecos. Com o fato das cabeças serem feitas com jornal e cola feita a base de farinha de trigo apodreciam rapidamente, por este motivo as cabeças eram trocadas anualmente.[6]

Em 1970, Bento Cortez aprendeu a arte de esculpir em isopor, e começou a confeccionar as cabeças com esse material. Em 1992, José Vicente da Silva remodelou as cabeças do casal Zé e Maria Pereira feitas por Bento Cortez, na década de 80. Em 1994 criou o Pereirinha ( chamado de Kiko pelas crianças). Em 1996 criou Mariinha, outra filha do casal Pereira. Em 2008 criou o casal Tomé e Amélia e confeccionou um novo Pereirinha (substituindo o antigo). O Zé Pereira e Maria Pereira já estão há 74 anos desfilando nas ruas de São Bento e são a mais antiga tradição carnavalesca da cidade. Com o sucesso da família Pereira em São Bento, outras cidades adotaram a ideia e criaram seus bonecos.Todos os anos, a família Pereira sai 1 mês antes do carnaval pelas ruas de São Bento do Sapucaí. Para os sambentistas Carnaval sem Zé Pereira não é Carnaval!

Esportes

Pedra do Baú, vista pé de Serra sentido São Bento do Sapucaí.

A região de São Bento do Sapucaí possui algumas das mais tradicionais rotas de escalada do estado de São Paulo. O complexo do Baú (Bauzinho, Pedra do Baú e Ana Chata) contém dezenas de vias de diversos graus de dificuldade e alturas e é visitado por escaladores de todo o país.

A região também conta com outros complexos rochosos, ideais para escalada em rocha, como a Pedra da Divisa e a Falésia dos Olhos.

Eliseu Frechou é um famoso escalador local responsável pela conquista de grande parte das vias nas rochas locais.

Na cidade também há um projeto de Escolinha de Futebol que se chama Associação Atlética 9 de Julho, dirigido por: Adílson, Edinho e Dito(como são conhecidos na cidade).

Recentemente foram campeões na categoria Infantil do Projeto Valônia da cidade de Itajubá, e na mesma competição foram terceiro colocados na categoria Mirim.

Retomando o prestígio da cidade no Futebol.

Filhos ilustres

Referências

  1. Erro de citação: Marca <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas IBGE_Pop_2020
  2. «Área de atuação da Telesp em São Paulo». Página Oficial da Telesp (arquivada) 
  3. «Telesp vai servir mais 86 cidades do estado». Acervo Folha de S.Paulo 
  4. «Nossa História». Telefônica / VIVO 
  5. GASPARIN, Gabriela (12 de abril de 2012). «Telefônica conclui troca da marca por Vivo». G1 
  6. «São Bento do Sapucaí» 

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre São Bento do Sapucaí

Predefinição:Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte

Ícone de esboço Este sobre municípios do estado de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

talvez você goste