𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

rm (Unix)

O comando rm do sistema operacional Unix é usado para apagar arquivos[1][2]. É uma forma curta de se referir a remove (remover), é semelhante ao del no MS-DOS[3]. Requer muito cuidado com o comando rm* pois apaga tudo sem confirmação por padrão.

Normalmente é usado desta maneira:

rm nome_do_arquivo

Onde nome_do_arquivo é o nome do arquivo a ser removido. Existem vários argumentos que permitem o uso de outras funcionalidades, como o argumento -i que realiza uma pergunta para o usuário antes de apagar cada arquivo. Muitas vezes é feito um alias do comando rm para rm -i de modo a evitar remoção acidental de arquivos[4].

Quando a opção anterior se torna inconveniente dada a quantidade de arquivos a ser removida, ela pode ser cancelada especificando o argumento -f[1]. Geralmente esta opção é usada em conjunto com o argumento -r que remove diretórios e o conteúdo deles de forma recursiva descendo pela árvore de diretórios partindo do diretório especificado.

O comando rm -rf ou também rm -rf /* era usado como piada entre os usuários do sistema Unix. Caso este comando seja executado por um usuário administrador na raiz do sistema de arquivos levará a remoção de todos os arquivos que podem ser escritos, trazia a ideia de desastre total. Nas versões mais recentes do rm, rm -rf é um alias para rm -rf --preserve-root, o que impede a remoção de /.[1].

Há também várias chaves para rm[5]

  • --directory (-d) - Remove um diretório
  • --force (-f) - Ele não pede autorização para o usuário e ignora os arquivos não localizados.
  • --recursive (-r ou -R) - Deleta o conteúdo de todos os subdiretórios.

Referências

  1. 1,0 1,1 1,2 «RM(1)». Michael Kerrisk man7.org. Julho de 2014. Consultado em 18 de agosto de 2014 
  2. «RM(1)». The Free BSD Project. 29 de setembro de 2005. Consultado em 18 de agosto de 2014 
  3. «rm man page». Consultado em 18 de agosto de 2014 
  4. Dan Frakes. «15». Mac OS X Power Tools. [S.l.]: John Wiley & Sons. p. 534. ISBN 0782141927. Consultado em 18 de agosto de 2014 
  5. Burtch, Ken O. Ciência Moderna, ed. Scripts de Shell Linux com Bash. 2005 1 ed. Rio de Janeiro: [s.n.] 522 páginas. 8573934050 

Veja também


Predefinição:Esboço-computação

talvez você goste