𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Rildo Gonçalves

Rildo Gonçalves
Rildo Gonçalves.jpg
O ator em 2007, nos estúdios da
Rádio Metodista (São Paulo)
Nome completo Rildo dos Santos Gonçalves
Nascimento 4 de abril de 1930[[Categoria:Predefinição:Categorizar-ano-século-milénio/1]]
Recife, PE
Nacionalidade brasileiro
Morte 14 de novembro de 2017 (87 anos)[[Categoria:Predefinição:Categorizar-ano-século-milénio/1]]
Guaxupé
Ocupação ator, advogado
Cônjuge Ivone Gonçalves

Rildo dos Santos Gonçalves (Recife, 4 de Abril de 1930 - Guaxupé, 14 de Novembro de 2017), mais conhecido como Rildo Gonçalves, foi um ator e advogado brasileiro.[1]

Biografia

Jovem ainda, foi obrigado a interromper os estudos para sustentar a família, só voltando aos livros na maturidade, formando-se em filosofia e direito após os 40 anos.

Sempre gostou da vida artística, tanto que na adolescência já cantava em teatros, igrejas e rádios. No início dos anos 50, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde ingressou no Teatro do Estudante, que era comandado por Pascoal Carlos Magno.

Logo se firmou como ator, fazendo parte do Movimento Brasileiro de Arte e destacando-se em várias peças, filmes da Herbert Richers e inúmeros teleteatros das emissoras Tupi, TV Rio e Continental.

Tornou-se contratado da Tupi nos primeiros anos da década de 1960, onde ficou por mais de 15 anos e fez 21 telenovelas, mas não deixou de fazer teatro e cinema — com destaque para seu Vila-Lobos em Meu Nome É Villa Lobos.

Outros importantes momentos de sua carreira foram os papéis de Creonte, de Antígona (Sófocles); Vincent van Gogh; e Hamlet, na peça homônima de Shakespeare.

Rildo liderou a primeira greve dos atores durante a ditadura militar, reivindicando os salários atrasados da Tupi, que começava a decair. Foi processado pela empresa e, desiludido, resolveu dedicar-se à advocacia, tornando-se um conceituado criminalista. Após um período de longa ausência, retornou à televisão em uma participação especial na novela Pérola Negra, exibida pelo SBT em 1998.[1] Rildo faleceu em 14 de novembro de 2017,aos 87 anos vitima de complicações de um AVC

Trabalhos no cinema

Trabalhos na televisão

Referências

  1. 1,0 1,1 Bonfim, Juliano (16 de outubro de 2017). «[Saiu de Cena] Morreu o ator Rildo Gonçalves, aos 87 anos». Portal dos Atores. Consultado em 16 de novembro de 2017 

Ligações externas


Ícone de esboço Este sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

talvez você goste