Requerimento é um documento utilizado para obter um bem, um direito, ou uma declaração de uma autoridade pública. O requerimento é uma petição dirigida ao responsável (nome do cargo que ocupa) de uma entidade oficial, organismo ou instituição através da qual se requer (daí o nome requerimento) a satisfação de uma necessidade ou interesse. O requerimento existe em duas formas: simples e complexo.
Requerimento simples: É utilizado quando não há a necessidade de grandes aprofundamentos sobre a questão, utilizando-se apenas um único parágrafo para a realização da solicitação , de forma sucinta e impessoal, devido à formalidade do documento.
Requerimento complexo: Se dá quando houver a necessidade de abordar vários pontos por meio de uma lógica de ideias, para uma solicitação mais articulada, devendo distribuir os argumentos em mais de um parágrafo. A narrativa deve seguir a ordem cronológica dos fatos de forma clara e objetiva, apresentando a relação de causa e efeito para o requerimento, mediante também de documentos comprobatórios.[1][2]
Referências
- ↑ «O que é, para que serve e como fazer um requerimento.». Site - A personalidade jurídica. Consultado em 29 de março Verifique data em:
|acessodata=
(ajuda) - ↑ [«REDAÇÃO OFICIAL» (PDF). Câmara Municipal de Ciríaco. Consultado em 19 de Março de 2015 «REDAÇÃO OFICIAL»] Verifique valor
|url=
(ajuda)