Um repositório de software é um local de armazenamento de onde pacotes de software podem ser recuperados e instalados em um computador.
Visão Geral
Repositórios podem ser apenas para determinados programas, como para linguagens de programação, ou para todo um sistema operacional, normalmente um sistema operacional Unix-like como o Linux. Os operadores de tais repositórios normalmente fornecem um sistema de gestão de pacotes, instrumentos destinados à pesquisa para instalar ou manipular pacotes de software a partir de repositórios.[1]
Linguagens de programação como Perl[2], Python[3] e Ruby[4] possuem repositórios que estendem a funcionalidade da linguagem de programação.
Distribuições de Linux usam programas para baixar pacotes de repositórios, como apt para Debian e derivativos como o Linux Mint e o Ubuntu, yum e DNF utilizado em sistemas baseados no Fedora Linux, pacman em sistemas Arch Linux, entre outros.[1] Como cada distribuição tem diferentes colaboradores, filosofias e motivações, seus repositórios podem ou não conter certos softwares.
Referências
- ↑ 1,0 1,1 Chris Hoffman (27 de Junho de 2012). «How Software Installation & Package Managers Work On Linux» (em English). HowToGeek. Consultado em 14 de Agosto de 2017
- ↑ «The Comprehensive Perl Archive Network» (em English). Consultado em 14 de Agosto de 2017
- ↑ «PyPI - The Python Package Index» (em English). Python Foundation. Consultado em 14 de Agosto de 2017
- ↑ «Rubygems.org» (em English). Rubygems.org. Consultado em 14 de Agosto de 2017