A República Socialista Soviética da Bielorrússia (em Predefinição:Língua com nome, transl. Bielaruskaja Savieckaja Sacyjalistyčnaja Respublika; em russo: Белорусская Советская Социалистическая Республика; romaniz.: Belorusskaja Sovetskaja Socialističeskaja Respublika), também conhecida como Bielorrússia Soviética foi um Estado soberano de 1920 a 1922 e uma das quinze repúblicas constituintes da União Soviética de 1922 a 1991, e uma parte soberana da URSS, com sua própria legislação, de 1990 a 1991.[1] Fazia fronteira ao oeste com a Polônia, ao norte com a RSS da Lituânia e a RSS da Letônia, ao leste com a RSFS da Rússia e ao sul com a RSS da Ucrânia.
Foi proclamada como República Socialista Soviética Bielorrussa pelos bolcheviques em 1 de janeiro de 1919 após a declaração de independência da República Popular Bielorrussa em março de 1918. Porém, esta desapareceria em 27 de fevereiro para formar a República Socialista Soviética Lituano-Bielorrussa; a república foi refundada como República Socialista Soviética da Bielorrússia em 31 de julho de 1920.
Em 1922, a RSS Bielorrussa era uma das quatro repúblicas fundadoras da União Soviética. O país foi uma das várias repúblicas soviéticas ocupadas pela Alemanha Nazi durante a Segunda Guerra Mundial.
Em 27 de julho de 1990, o Soviete Supremo da RSS Bielorrussa assinou sua Declaração de Soberania Estatal. Em 15 de agosto de 1991, Stanislau Shushkevich foi eleito o primeiro presidente do país. Dez dias depois, a RSS Bielorrussa declarou sua independência e mudou de nome para República da Bielorrússia. Em 26 de dezembro de 1991, a União Soviética foi dissolvida.
Após sua independência, uma nova constituição bielorrussa foi adotada no dia 15 de março de 1994. O Soviete Supremo foi substituído pela Assembleia Nacional da Bielorrússia em 28 de novembro de 1996.
História
No final da Primeira Guerra Mundial, a Bielorrússia foi invadida pelos Impérios Centrais em 1917 e, novamente, em 1918, após a ruptura do Tratado de Brest-Litovsk. O território da Bielorrússia foi dividido depois do Armistício de Riga de 1921. A Bielorrússia não recuperou seus territórios até os fatos protagonizados pelo Exército Vermelho na Grande Guerra Patriótica. Depois da guerra, a RSS da Bielorrússia passa a fazer parte da Assembleia Geral da ONU, junto com a União Soviética e a RSS da Ucrânia, sendo uma das fundadoras da ONU. Passa a se chamar República da Bielorrússia em 19 de setembro de 1991, fazendo parte da URSS por mais três meses, até a sua independência. Minsk foi mantida como sua capital.
Ver também
Predefinição:Esboço-estado-extinto
Referências
- ↑ https://www.cs.mcgill.ca/~rwest/wikispeedia/wpcd/wp/b/Belarus.htm:
"in 1922, Belarus became a republic in the Soviet Union as the Byelorussian SSR. The republic officially declared its sovereignty on 27 August 1990, and following the collapse of the Soviet Union, declared independence as the Republic of Belarus on 25 August 1991."
("em 1922, a Bielorrússia tornou-se uma república na União Soviética como a RSS da Bielorrússia. A república declarou oficialmente sua soberania em 27 de agosto de 1990 e, após o colapso da União Soviética, declarou independência como República da Bielorrússia em 25 de agosto de 1991.")