Remanufatura é um processo industrial que consiste nas etapas de desmontagem do produto usado, na limpeza de suas peças, na reparação ou substituição de peças danificadas[1]
Um bem que passa pelo processo da remanufatura e levado até o padrão de qualidade de um novo é denominado bem remanufaturado. A remanufatura não deve ser confundida com reutilização, reparo e reforma, reduzindo significativamente o consumo de recursos naturais e energia utilizados na produção de produtos novos, implicando na redução de emissões de (equivalentes de) CO2. Também reduz a quantidade de resíduos a serem dispostos em aterros. Contudo, a remanufatura também consome recursos durante o processo, como energia, água e recursos naturais, além de embalagem e transporte para o retorno dos produtos. Por isso é um processo que também deve levar em consideração os aspectos ambientais em que está inserido.
O processo de remanufatura é definido de acordo com o contexto socioeconômico de cada região e suas relações de mercado. Alguns aspectos, contudo, são comuns a todos os processos de remanufatura, como a exigência de testes e controle de qualidade, compatibilidade com o produto novo e garantia total do produto remanufaturado pelo mesmo período da garantia fornecida ao produto novo equivalente. A remanufatura é um processo importante no conceito económico, alternativa à economia linear, a economia circular.
Produtos adequados para o processo de remanufatura
- Condicionadores de ar
- Compressores
- Motores elétricos
- Eletrodomésticos[2]
- Eletroeletrônicos[3]
- Bombas
- Robôs
- Veículos ferroviários
- Peças para automóveis
- Ferramentas de escavação
- Mobiliário/equipamento de escritório
Referências
- ↑ «Remanufatura». Priberam
- ↑ «Selos de Classificação». loja.tudobonus.com.br (em português). Consultado em 2 de abril de 2021
- ↑ «Condições dos Celulares à Venda | Trocafone». www.trocafone.com. Consultado em 2 de abril de 2021