𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Reduto do Macapá

Reduto do Macapá
Brazilian States.PNG
Construção D. João V (1738)
Aberto ao público Predefinição:OrdNão

O Reduto do Macapá localizava-se numa ponta de terra à margem esquerda do rio Amazonas, na antiga Província dos Tucujus, atual cidade de Macapá, no estado do Amapá, no Brasil.

História

Diante da ruína do Forte de Santo Antônio do Macapá, devido à passagem dos anos e aos rigores do clima equatorial, o Governador e Capitão-general do Estado do Grão-Pará e Maranhão, João de Abreu Castelo Branco, a 5 de outubro de 1738, em exposição endereçada ao rei D. João V (1705-1750), informou-o das precárias condições de conservação desta praça, alertando-o para a necessidade de uma nova edificação. Nesse mesmo ano fez instalar no Macapá um pequeno destacamento, erguendo um Reduto (BARRETTO, 1958:54), certamente de faxina e terra.

Desse modo, a Carta-régia de 9 de fevereiro de 1740 determinou, de acordo com a Resolução do Conselho Ultramarino de 6 de setembro de 1739, que fosse erguido um novo forte de faxina e terra, "com boa paliçada, dobra e larguez", capaz de recolher os moradores e toda a guarnição, anexando-lhe a planta (Planta da Fortaleza de Macapá na margem do rio Amazonas, c. 1739. Arquivo Histórico Ultramarino, Lisboa) (IRIA, 1966:47).

Essa planta, de autoria do aluno da Academia Militar, Manoel Luís Alves, sob a orientação de seu mestre, o Sargento-mor de Batalha e Engenheiro-mor do Reino, Manoel de Azevedo Fortes (BARRETTO, 1958:54), mostra uma fortificação de regulares proporções e vistoso desenho, que não saiu do papel por escassez de recursos.

O destacamento estacionado no Macapá continuou sem maiores recursos que não os da construção de pequenos quartéis, que ainda se encontravam de pé em 1749, segundo informação do Mestre-de-Campo e Capitão-mor das Ordenanças de Belém, José Miguel Aires, protegidos por um Reduto erguido em 1738, artilhado com duas peças de calibre 4, montadas. Esse Reduto, a 2½ léguas (Norte?) do Forte de Santo Antônio (1688), foi substituído por um forte de faxina (Forte do Macapá, 1761), e definitivamente, a partir de 1764, pela Fortaleza de São José do Macapá.

Bibliografia

  • ADONIAS, Isa. A Cartografia da Região Amazônica. Rio de Janeiro: Conselho Nacional de Pesquisas; Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, 1963. il. mapas.
  • ADONIAS, Isa. Alguns Mapas Antigos e Planos de Fortes relativos à Região Amazónica existentes em Arquivos do Brasil. Actas do Congresso Internacional de História dos Descobrimentos, Vol. II, Lisboa, 1961, p. 1-50.
  • ALCÂNTARA, Dora Monteiro e Silva. Fortaleza de São José do Macapá. Rio de Janeiro: H. J. Cole, 1979. 24 p. il.
  • BARRETO, Aníbal (Cel.). Fortificações no Brasil (Resumo Histórico). Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército Editora, 1958. 368p.
  • FIGUEIREDO, Marta Maria. Fortaleza de São José de Macapá, 1782, Histórico. Macapá: Governo do Território Federal do Amapá, Coordenadoria de Indústria e Comércio, Departamento de Turismo, s.d.
  • FONTANA, Ricardo. As obras dos engenheiros militares Galluzzi e Sambuceti e do arquiteto Landi no Brasil colonial do séc. XVIII. Brasília: Senado Federal, 2005. 102 p. il. fotos.
  • LOBO, Luiz. História Militar do Pará. Rio de Janeiro: Biblioteca Militar, 1943.
  • GARRIDO, Carlos Miguez. Fortificações do Brasil. Separata do Vol. III dos Subsídios para a História Marítima do Brasil. Rio de Janeiro: Imprensa Naval, 1940.
  • IRIA, Alberto. IV Colóquio Internacional de Estudos Luso-Brasileiros - Inventário geral da Cartografia Brasileira existente no Arquivo Histórico Ultramarino (Elementos para a publicação da Brasilae Monumenta Cartographica). Separata da Studia. Lisboa: nº 17, abr/1966. 116 p.
  • REIS, Arthur Cézar Ferreira. Território do Amapá - Perfil Histórico. Rio de Janeiro: Departamento de Imprensa Nacional, 1949. 184 p. il.
  • SOUSA, Augusto Fausto de. Fortificações no Brazil. RIHGB. Rio de Janeiro: Tomo XLVIII, Parte II, 1885. p. 5-140.
  • s.a. Histórico da Fortaleza de São José de Macapá. Macapá: Imprensa Oficial, 1954.
  • VIANNA, Arthur. As Fortificações da Amazônia. Separata dos Annaes da Biblioteca e Archivo Público do Pará (tomos IV e V). s.l.: s.e., s.d.

Ver também

Ligações externas

  1. REDIRECT Predefinição:Semimagem-arquitetura

talvez você goste