𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Rede em estrela

Topologia de rede em estrela.

A topologia em estrela é caracterizada por um elemento central (um hub ou switch, por exemplo) que "gerencia" o fluxo de dados da rede, estando diretamente conectado (ponto-a-ponto) a cada nó, daí surgiu a designação "Estrela". As informações trafegam na rede de um host para o outro. Toda informação enviada de um nó para outro é enviada primeiro ao dispositivo que fica no centro da estrela, portanto os dados não passam por todos os hosts. O concentrador encarrega-se de encaminhar o sinal especificamente para as estações solicitadas, economizando tempo. Existem também redes estrela com conexão passiva (similar ao barramento), na qual o elemento central nada mais é do que uma peça mecânica que atrela os "braços" entre si, não interferindo no sinal que flui por todos os nós, da mesma forma que o faria em redes com topologia barramento. Mas este tipo de conexão passiva é mais comum em redes ponto-a-ponto lineares, sendo muito pouco utilizado já que os dispositivos concentradores (HUBs, Multiportas, Pontes e outros) não apresentam um custo tão elevado se levarmos em consideração as vantagens que são oferecidas.

As redes em estrela, que são as mais comuns hoje em dia, utilizam cabos de par trançado e uma switch como ponto central da rede. O hub se encarrega de retransmitir todos os dados para todas as estações, mas com a vantagem de tornar mais fácil a localização dos problemas, já que se um dos cabos, uma das portas do hub ou uma das placas de rede estiver com problemas, apenas o PC ligado ao componente defeituoso ficará fora da rede, ao contrário do que ocorre nas redes 10Base2, onde um mau contato em qualquer um dos conectores derruba a rede inteira.

Claro que esta topologia se aplica apenas a pequenas redes, já que os hubs costumam ter apenas 8 ou 16 portas. Em redes maiores é utilizada a topologia de árvore, onde temos vários hubs interligados entre si por switches ou routers. Em inglês é usado também o termo Star Bus, ou estrela em barramento, já que a topologia mistura características das topologias de estrela e barramento.

Desvantagens

A necessidade de usar um maior comprimento de cabo, necessidade de um dispositivo central com os custos a ele associados (que cada vez são menores) e número limite de portas do dispositivo central.

Uma falha no elemento central e toda a rede para.

Vantagens

A existência de problemas numa determinada ligação a um qualquer computador não compromete a totalidade da rede, apenas ficando afectado o computador respectivo e as condições de transmissão do cabo usado, que permite velocidades de transmissão superiores;

Facilidade de realizar a inclusão de um novo computador na rede.

Alteração de qualquer configuração na rede, será necessário apenas a alteração no computador central, no qual será repassado para todos da rede, não sendo necessário alterar um por um.

A topologia em estrela trabalha com cabos de par trançado, cabos esses que proporcionam uma maior flexibilidade no momento de instalação das redes (MORAES, 2004).

Trata-se da topologia mais utilizada atualmente, por ter como suas vantagens a facilidade de adicionar novas estações de trabalho e pela fácil identificação ou isolamento de falhas, visto que sempre que for enviada uma informação para outra estação, haverá sempre uma passagem pelo nó central, essa é uma de suas desvantagens, pois se o dispositivo central falhar, toda a rede será prejudicada, para reduzir essa probabilidade, utilizam-se dispositivos redundantes para que, caso algum pare de funcionar, o outro entra em ação.

Ver também

Referências

Ícone de esboço Este sobre redes de computadores é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

de:Topologie (Rechnernetz)#Stern-Topologie

talvez você goste