𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Rapanui

Este artigo é sobre os habitantes nativos da Ilha de Páscoa. Para obter informações sobre a própria ilha, consulte Ilha de Páscoa.

Rapa Nui
Rapanookee vona.jpg
Dança tradicional do povo Rapa Nui (2010)
População total

Predefinição:Circa[1]

Regiões com população significativa
 Chile - Flag of Rapa Nui, Chile.svg Ilha de Páscoa
Línguas
rapanui, castelhano
Religiões
Predefinição:Bar box
[1]
Etnia
Polinésios
Grupos étnicos relacionados
Rapa Iti, Taitianos

O Rapanui ou Rapa Nui são os habitantes nativos polinésios da Ilha de Páscoa no Oceano Pacífico, pertencente ao Chile.

Hoje, o povo rapanui compõe 60% da população da Ilha de Páscoa. Eles falam o idioma Rapanui, assim como o idioma local da ilha, que é o Espanhol. No censo de 2002, foi apurado que havia 3.304 habitantes na ilha, a quase totalidade vivendo na cidade de Hanga Roa, na costa oeste da Ilha. Foram os possíveis construtores das estátuas Moais. A ilha é considerada um dos lugares habitados mais isolados do mundo, estando a uma distância de 4.000 km tanto da costa da América do Sul quanto do Tahiti.

A maior fonte de renda da Ilha de Páscoa provém do turismo, que atrai visitantes do mundo todo para conhecerem os Moais. Algumas frutas são produzidas para consumo local. A ilha dispõe de um aeroporto com uma pista de 3.318 m, capaz de receber aviões de grande porte, e recebe voos regulares da empresa aérea chileno-brasileira LATAM Airlines Group.Os ativistas em prol dos Rapa Nui têm lutado por mais autonomia em relação ao Governo de Santiago, o que tem gerado recentes conflitos com a polícia chilena.

Estima-se que o Povo Rapa Nui chegou à ilha entre 300 e 1200 DC. Anteriormente acreditava-se que sua chegada teria ocorrido entre 700 e 800 DC, porém datações em carbono revelaram que sua chegada pode ter ocorrido até perto de 1200 DC. A origem deste povo é polinésia, o que foi verificado através de análises do DNA mitocondrial de esqueletos pré-históricos. Porém, estudiosos acreditam ter havido contato do povo Rapa Nui com a América do Sul, em razão da introdução de plantas originárias deste continente, tais como a batata doce e o porongo. Jacob Roggeveen foi o primeiro europeu que se sabe ter tido contato com a ilha, o que ocorreu em 5 de abril de 1722, mas lá permaneceu apenas alguns dias. Felipe Gonzales de Ahedo visitou a ilha em 1770 e a requisitou como parte do Império Espanhol. Outros navegadores, como James Cook e Jean-François de La Pérouse também estiveram na ilha por alguns dias, nos anos de 1774 e 1786, respectivamente.

O aspecto mais conhecido da Ilha de Páscoa é o conjunto de estátuas conhecidas como "Moai". Essas são estátuas gigantes com a forma humana escavadas em rocha entre o período de 1250 e 1500, as quais acredita-se que representam faces de ancestrais.

Referências

  1. 1,0 1,1 Project, Joshua. «Rapa Nui, Easter Islander in Chile». joshuaproject.net (em English). Consultado em 21 de julho de 2022 
Ícone de esboço Este sobre povos indígenas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

talvez você goste