𝖂𝖎ƙ𝖎𝖊

Puerto Suárez

Puerto Suárez
  Cidade  
Localização
[[File:Predefinição:Mapa de localização/Bolívia|200px|Puerto Suárez está localizado em: Predefinição:Mapa de localização/Bolívia]]
<div style="position: absolute; z-index: 2; top: Erro de expressão: Caractere de pontuação "[" não reconhecido.%; left: Erro de expressão: Caractere de pontuação "[" não reconhecido.%; height: 0; width: 0; margin: 0; padding: 0;"><div style="position: relative; text-align: center; left: -Erro de expressão: Caractere de pontuação "[" não reconhecido.px; top: -Erro de expressão: Caractere de pontuação "[" não reconhecido.px; width: Predefinição:Mapa de localização/Bolíviapx; font-size: Predefinição:Mapa de localização/Bolíviapx;">
<div style="font-size: 90%; line-height: 110%; position: relative; top: -1.5em; width: 6em; Erro de expressão: Operador < inesperado.">Puerto Suárez
Coordenadas 18° 58' S 57° 47' 53" O
País  Bolívia
Departamento Santa Cruz
Província Germán Busch
História
Fundação 1875
Fundador Miguel Suárez Arana
Características geográficas
População total 22,000 hab.
Altitude 103 m
Puerto Suárez

Puerto Suárez é a capital da província de Germán Busch, no departamento de Santa Cruz, Bolívia.

Generalidades

Com uma população aproximada de 22.000 habitantes, situa-se junto a fronteira com o Brasil, sendo denominado o Pantanal Boliviano, junto com a Lagoa Cáceres. Comunica-se com o rio Paraguai pelo Canal Tamengo e a oeste com Santa Cruz e pelo lado leste, com Brasil.

Fundada por Miguel Suárez Arana em 1875, tem na pecuária e comércio suas principais riquezas. Aposta agora no fortalecimento do turismo, e para isto conta com apoio de Corumbá, e na mineração, com a entrada efetiva em operação de Mutum, região detentora de uma das maiores reservas de minério do mundo. A poucos quilômetros da cidade encontra-se a reserva de ferro do Mutún, uma das maiores do mundo, atualmente não explorada. É um dos principais portos fluviais da Bolívia.

Próximo dela encontram-se Arroyo Concepción, Puerto Quijarro, Puerto Aguirre e a cidade brasileira de Corumbá. Juntas, essas localidades formam uma região metropolitana natural em via de se tornar oficial. Devido a proximidade com a fronteira, seu abastecimento elétrico vem do país vizinho.

Transportes

Para o transporte aéreo a cidade possui o Aeroporto Internacional de Puerto Suárez, onde operam as empresas TAM – Transporte Aéreo Militar e Línea Aérea Amaszonas. As empresas LAB Airlines e Aerosur também chegaram a operar no aeroporto.

O acesso terrestre se dá pela Ruta Nacional 4, que liga Puerto Suárez tanto com Santa Cruz de La Sierra e a capital nacional La Paz quanto com Corumbá, na fronteira com o Brasil. Ainda há um acesso por ferrovia que liga a cidade com Corumbá.

Geografia

  • Altitude: 103 metros.
  • Latitude: 18º 58' 00" S
  • Longitude: 57º 47' 53" O

Ligações externas

Predefinição:Zona de Fronteira Corumbá-Puerto Suarez

talvez você goste